Representantes de Quarteirão

11 votos

 

O Conselho Local de Saúde da UBS Brasil foi criado em 2008 com grande apoio da comunidade que sempre se dispos a colaborar com a unidade de saúde.

Em 2013 o conselheiro Elson Felice propos a criação de um grupo de voluntários para auxiliar a unidade em descobrir as pessoas acamadas que precisam dos cuidados da unidade. Estes seriam os “representantes de quarteirão “ que iriam descobrir e visitar todos os acamados que precisassem de nossos serviços. As primeiras visitas partiram da lista das pessoas acamadas que solicitaram a vacina da gripe . Hoje recebemos também pessoas que procuram a unidade que ficaram sabendo do projeto, também recebemos pacientes que recebem alta do PAD da UFU e do Programa Melhor em Casa.

Foi proposto um formulário onde o representante de quarteirão preenche com os dados da pessoa visitada, e posteriormente este formulário é deixado na unidade com a coordenação; esta por sua vez repassa este formulário à enfermeira e assistente social da unidade que agenda uma visita. Nesta visita vários itens são analizados tanto pela assistente social quanto pela enfermeira que avalia a necessidade de um médico também visitar o paciente acamado.

A secretaria de saúde em apoio a este projeto, disponibilizou um carro e um médico uma vez por semana para realizar estas visitas. Aos poucos todos os acamados estão sendo visitados e acompanhados pela unidade.

Hoje sente-se a necessidade de apoiar os “cuidadores” destas pessoas e iniciou-se trabalho com os mesmos atraves de reuniões mensais na unidade onde participam os conselheiros, os representantes de quarteirões e os cuidadores. Com a chegada das PICS , no momento estuda-se a possibilidade de uma capacitação destes cuidadores para melhorarem seus cuidados com os acamados e para cuidar deste cuidador.

Até então a unidade não disponibilizava de serviços dos agentes de saúde , agora no inicio de 2014 a unidade passa a contar com o apoio de 5 agentes que irão somar a este trabalho porém ainda é pouco frente a dimensão da área de abrangencia da unidade, sendo este trabalho voluntário da comunidade muito importante.

Sem duvida este trabalho é digno de elogios pois toda a comunidade participa, discute e atua para melhorar a condição das pessoas acamadas e de seus familiares.