PROGRAMA FAMILIAR PARTICIPANTE

12 votos

familia_participante.jpg

PROGRAMA FAMILIAR PARTICIPANTE

 

 

AUTORES: Lívia La Ferrera , Agmar das Graças Machado de Assis, Rosilene Pinheiro Alves, Varli.

 

INTRODUÇÃO

Toda criança tem o direito de ter ao seu lado durante a internação na Enfermaria de Pediatria um ente querido. Este familiar participante recebe suporte da instituição para exercer sua função e assim a recuperação da criança torna-se mais rápida e menos traumática.

 

JUSTIFICATIVA

Considerando que ao internar a criança e seu familiar se deparam com um espaço desconhecido, pouco acolhedor e com procedimentos ameaçadores, ocorre uma ruptura com o ambiente que lhe é familiar. São os acompanhantes que transmitem segurança emocional, apóiam e cuidam da criança de forma diferenciada, por conhecerem a criança e seus hábitos. Portanto, ele também passa a ser alvo de cuidados da equipe.

 

OBJETIVO GERAL

Promover o acolhimento e orientação deste familiar, que passa a fazer parte da rotina hospitalar.

 

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Promover maior consciência de sua função de familiar participante. Referência quanto a quem são os profissionais envolvidos no atendimento da criança. Conhecimento das normas e regras do hospital. Espaço de sugestões e questionamentos quanto a este período de hospitalização.

 

METODOLOGIA

São realizadas reuniões semanais com os familiares que acompanham as crianças internadas na Enfermaria de Pediatria, na sala de TV com a equipe multidisciplinar 

( enfermeira, psicóloga, assistente social, pedagoga).

 

AVALIAÇÃO

Subjetiva, com visualização da satisfação do cliente durante a reunião, como resultado da resolução imediata dos problemas.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Espera-se que com a realização destas reuniões os familiares sintam-se acolhidos e orientados de forma que diminua seu nível de ansiedade e conflitos diante da hospitalização, e das dificuldades de informações. Assim seu período de permanência com a criança internada torna-se menos sofrido e angustiante.