Colaboração e Apontamentos dos Apoiadores, 20/3/014
Segue arquivo com o texto que os apoiadores participantes da V Oficina do Apoio e I Oficina dos Chefes de DIASI elaboraram durante reunião no dia 20 de março de 2014, após o encerramento desta oficina em Brasília.
Como não tivemos tempo de discurtir e analisar o documento em conjunto, creio que já podemos entrar em discussão e trocar ideias em diversos itens. Abri umas questões, sintam-se a vontade para abrir mais questionamentos, dar opinião, concordar, discordar… Vamos discutir e construir em conjunto.
1. Por que através de um método normativo? Será mesmo necessário um documento vindo do nível central para esclarecer o papel do apoio?
2. A reunião nacional consolida o trabalho do responsável técnico do Pólo Base ou o processo de trabalho construido diariamente?
3. Como se aproximar das outras áreas e dos outros apoiadores do Ministério da Saúde para participar dos congressos, seminários, etc?
7. Como propor esse formulário dentro do DSEI? Para quem? É seu papel propo-lo?
10. Como organizar esses seminários? Para qual público?
Alguns itens já antecipo que tentaremos realizar: visitas aos DSEIs; disponibilizar período para reuniões entre apoiadores/referências durante nossos encontros; averiguar a diferença salarial entre apoiadores.
Por edemilson canale
BOM DIA A TOD@S.
Gostaria de coloborar quanto ao melhor entendimento sobre os apontamentos entregue no dia 20.03 na reunião de apoio.
Caso seja possivel, gostaria tbm que posteriormente, outros apoiadores colaborassem inclusive no intuito de saber se foi isso e/ou não o nosso entendimento naquilo que propomos.
Bem vamos lá.
Item 1. Alinhar o papel do apoiador junto ao DSEI, por meio de nota técnica.
Com relação ao nosso papel dentro do DSEI eu não tenho dúvidas que tod@s nós e/ou a maioria já saiba o que tem que ser feito. Qdo colocamos da possibilidade de se existir uma normativa, foi justamente em virtude de trocas constantes de chefia DIASI e Coordenadores do DSEI que pouco sabem e/ou nada sabem sobre a nossa atuação no distrito. Que por ventura poderiam mudar e/ou disvirtuar a nossa ação/papel no processo organizacional dos trabalhos no distrito.
Essa normativa seria no intuito de esclarecer sobre esse nosso papael no DSEI, pois inclusive seguiria o mesmo modelo de atribuição de qualquer profissional da EMSI, sendo que este papel e atribuição de cada um da EMSI ja estão definidos ( a exemplo do médico, enfermeiro, odontólogo, AIS etc…).
Item. 2. Reunião Nacional ou Regional para consolidação do papel do responsável técnico do Polo Base (PB).
A lógica seria para que o processo de trabalho fosse constituido diariamente, mas isso na prática não acontece. Na reunião de apoio houve relatos de que o responsável técnico do PB está realizando outras funções, pois estão lotados no DSEI e não no PB.
Agora concordo que talvez uma renião nacional/regional não resolva o problema, pois isso já foi realizado em outubro/novembro-2013, quando foi definido a atribuição/papel do responsável do PB e mesmo assim ainda existe esse fato e com certeza outras incoerencias nos distritos brasil afora.
E isso agora me faz relfetir sobre a normativa do papel dos apoiadores, pois se não houver o entendimento do DSEI (todos os setores) na organização do processo de trabalho, tão pouco vai adiantar definições/normativas para o rsponsável do PB e/ou apoiadores.
Item 3. (acredito que seja o 4)
A intenção da proposta 04 foi justamente para que haja uma maior aproximação dos apoiadores da SESAI e do Ministério da Saúde, para que ambos sejam qualificados nas capacitações/encontros realizados pela secretarias/área do MS.
Item 7. Criar um modelo de formulário que avalie o desempenho do profissional da saúde indígena.
Essa questão é bem complexa, pois é necessário que se tenha várias reuniões/conversas internas na SESAI e consequentemente com o Controle Social Indígena sobre anecessidade de se realizar a avaliação dos profissionais da saúde indígena.
Nos dias atuais em alguns DSEI's (a exemplo daqui) os indígenas de vários PB estão querendo fazer a substituição de vários profissionais da EMSI/DSEI sem nenhum de avaliação técnica do profissional.
Existem profisionais indígenas nas EMSI que se acham intocáves e insubistituiveis que não cumprem o horário de trabalho, faltam quando querem sem justificativa, intervem nas ações de responsabilidade do PB e nem por isso são penalizados e/ou substituidos.
O exemplo citado acima serve para profissionais indígenas e não indígenas.
A etapa seguinte depois das discussões e entendimento quanto ao instrumento avaliativo poderia ser analisado a possibilidade de se criar uma banca de avaliadores, contando com 1 represetante do controle social/conveniada do DSEI/Chefia DIASI. ou Coord. DSEI. Fato este que ja existe aqui no DSEI MS qdo se faz a adimissão de qualquer profissional da EMSI.
Item 10. Articulação interfederativa: Realizar seminários regionais…
Os seminários regionais seriam voltados para o gestores municipais e estaduais, no modelo realizado pela CGASI/DASI na região do TOPAMA, pois o tema tratado foi sobre a Politica de Atenção à Saúde Indígena, sendo que o objetivo maior foi em realizar a aproximação dos gestores do estado e municipio, definindo assim a responsabilidade dos 03 entes (União/Estado e Municipio) sobre a cliente indígena.
Os seminários regionais poderiam ser definido por quantidade de população indígena residente na região do encontro/acesso aos serviços de saúde ofertados pelo SUS/Resolutividade dos serviços ofertados etc….
Companheir@s esses foram as minhas contribuições, espero que tenha ajudado a esclarecer algumas dúvidas e sintam-se mto a vontade em concordar/discordar/acrescentar/melhorar o que foi escrito.
Gostaria de desejar 1 bom final de tarde e 1 otimo final de semana a tod@s.
Att,.
Edemilson Canale
Apoiador DSEI Ms