Programação da Semana Nacional de Humanização – Distrito Federal

18 votos

A mobilização para a Semana Nacional de Humanização no DF, iniciou com a criação de um comitê envolvendo diversas áreas como: Assessoria de comunicação, Coordenadores da PNH das regionais, ouvidoria, área de planejamento, Rede Cegonha DF e Consultores PNH/MS. Foram divididos grupos de trabalho considerando os eixos da Semana como: articulação com movimentos sociais, Rede Cegonha, Gestão, Articulação com meios de comunicação. Diversas reuniões foram realizadas e as Regionais de Saúde começaram um  processo de discussão e articulação interna para elaboração da programação local.

A PNH/MS enfatizou a valorização do eixo "Participação dos usuários" como prioritário durante a semana, visando ampliar o diálogo com os Conselhos de Saúde das regionais e movimentos sociais local. Foram realizadas reuniões prévias a semana com os Conselhos de Saúde de Taguatinga e Santa Maria e novas agendas foram pactuadas.

A Coordenação Central da PNH SES/DF em parceria com PNH/MS, realizará 2 ações consideradas estratégicas:

1- Abertura da Semana de Humanização DF, no dia 07/04, com a participação do Secretário Adjunto de Saúde do DF e o Coordenador Nacional da Política de Humanização. O encontro envolverá gestores, trabalhadores e Conselhos de Saúde das Regionais, com apresentações de experiências exitosas de implementação da PNH no DF.

programacao_df_0.jpg

2- Realização de Encontro na Casa de Parto São Sebastião, no dia 08/04, com a participação de Esther Vilela, gestores da SES/DF e representantes das maternidades do DF. O encontro pretende avançar nas discussões sobre a mudança de modelo no Parto e Nascimento, envolvendo os demais serviços da rede para conhecerem a experiência de  Humanização no parto produzidas neste importante serviço.

programacao_df_2.jpg

As 15 Regionais de Saúde realizarão atividades durante toda semana como: Rodas de Conversa com gestores, trabalhadores e usuários, projeção de vídeos, informações sobre os Direitos da mulher, reuniões com Conselhos de Saúde etc.  com apoio dos Consultores da Regional Centro Oeste.