SEMANA DA TUBERCULOSE.

14 votos

ft3.jpg

ft4.jpg

Bom dia todos, quero compartilhar junto a Rede HumanizaSus, mais um trabalho desenvolvido pela Equipe da Atenção Básica do meu município, Paranatinga/Mt.

24 de Março – Dia Mundial de Combate à Tuberculose

ft2.jpg

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado, em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.
A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.
Em Paranatinga as Coordenadoras do Programa de Combate à Tuberculose Drª Fatima Eickhoff Hammarstrom e Drª Nathany Assis Bonatti, Enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família, realizaram uma Capacitação para os profissionais da Atenção Básica, no dia 19 de março, dando enfoque a busca ativa de Sintomáticos Respiratórios que são aquelas pessoas que apresentam tosse por mais de 03 semanas, pois quando conseguimos diagnosticar a doença precocemente interrompemos a cadeia de transmissão da mesma.
Frisamos que esta doença é contagiosa e altamente transmissível através da fala, tosse, espirros, por isso é importante que todas as pessoas que apresentam tosse por mais de 03 semanas procurem uma unidade de saúde para realizar o exame de escarro. O tratamento é gratuito, ofertado pelo SUS.

ft_1.jpg

Fonte: Pneumologia Sanitária do Ministério da Saúde