SEMANA DE HUMANIZAÇÃO EM ITABUNA/BAHIA – SEMANA DO CUIDADO

14 votos

CUIDANDO DE MIM, CUIDANDO DE TI, CUIDANDO DE NÓS: ASSIM, CONSTRUIREMOS O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE QUE QUEREMOS EM ITABUNA/BA.

 

O Sistema Único de Saúde surge á partir da luta do Movimento pela Reforma Sanitária. Este movimento teve como resultado a garantia de um Sistema Universal, Integral, Equânime e com direito á Participação Popular nas discussões e acompanhamento da execução na Política de Saúde. Sendo assim, a equipe do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, entendendo a importância de cuidar dos nossos cuidadores, profissionais que diariamente se doam ao serviço público de qualidade, propomos uma semana de envolvimento de toda equipe profissional com o tema CUIDANDO DE MIM, CUIDANDO DE TI, CUIDANDO DE NÓS: ASSIM, CONSTRUIREMOS O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE QUE QUEREMOS EM ITABUNA/BA.

A Política de Humanização do SUS nos convida a avaliar, construir e fortalecer as nossas práticas diante dos desafios encontrados em nosso município, compreendendo a real necessidade de cuidarmos uns dos outros,  visando atingir servidores da saúde e gestores e principalmente, construirmos um espaço constante de diálogo entre estes atores que são importantes na consolidação do SUS. O que se pretende é que os envolvidos no processo de implementação e concretização do Sistema Único de Saúde (SUS) participem ativamente das rodas de conversa, ampliem a compreensão sobre os dispositivos da humanização e reflitam sobre a prática de seu trabalho. E que os gestores possam compreender que cuidar dos profissionais que cuidam dos nossos usuários é instrumento fundamental para a elaboração e execução da política pública de saúde que queremos para o nosso município.

A gestão municipal entendendo a necessidade de que seja estabelecido um novo vínculo entre a própria gestão com seus servidores, sendo este o vinculo de afeto, também se coloca a disposição, participando da programação construída, para junto ao seu servidor, acolher suas demandas e contribuições, dando possíveis encaminhamentos e/ou informação para orientar e valorizar o maior patrimônio que temos que é o nosso funcionário.

Dá-se inicio agora a um novo momento para a Política de Saúde no Município de Itabuna – O momento do SUS HUMANIZADO.

 

 

Equipe do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna/BA