Fala de Abertura da Semana Nacional de Humanização

19 votos

Compartilho com vcs a fala que fiz na Abertura da Semana Nacional de Humanização

Agradecimentos

Humanização é compreender que a ordem social não pode ser garantida pela força da violência, seja ela de estado ou não. Humanização é entender que os deveres só são legítimos quando as pessoas têm direitos efetivos. Humanização não é só incluir a diferença, mas afirmá-la como valor. Humanização é compreender a necessidade do dissenso, do conflito para que a produção do mundo e dos seus valores seja coletiva e pública.

A humanização da atenção no SUS passa por compreendermos que o trabalho em saúde deve transformar necessidades humanas e fortalecer a vida. Acolher e garantir o acesso, estabelecer atenção e cuidado integral, com equidade é humanização!

A humanização da gestão no SUS passa por compreendermos que o trabalhador da saúde, no exercício de suas atividades, produz sujeitos, produz a si mesmo como sujeito e, portanto, produz e reproduz a própria sociedade. Serviços acolhedores, justos, democráticos, defensores e respeitadores de direitos, produzem uma sociedade melhor, democrática e justa.

A luta por uma realidade humana melhor e mais justa se expressa hoje em todos os setores da sociedade brasileira. Mas é no cotidiano das cidades, do campo, das florestas, dos rios e mares brasileiros que essa luta acontece. Nas adversidades dos territórios, na micropolítica, por entre as tramas das redes, que a experiência de muitos brasileiros e brasileiras vai nos apontando e nos dizendo o que e como se pode fazer melhor.

Nos seus 10 anos, a Política Nacional de Humanização, a partir de seus trabalhadores e sua ampla rede de apoiadores, procurou ouvir, ver, e participar desse cotidiano de luta e a partir dessas experiências sistematizar propostas concretas, que pudessem ser disseminadas para todo o SUS, e todo o país. Um dos efeitos disso foi a sistematização de um grande número de dispositivos e a própria constituição dos princípios, diretrizes e método da PNH.

Outro efeito foi o contato e a ativação de redes sociais de colaboração solidária e de luta por direitos e democracia, articulando inúmeros gestores, trabalhadores, usuários e movimentos sociais, em torno de produções que estão fazendo a diferença no SUS. Ao que damos o nome de Movimento HumanizaSUS.

A Semana Nacional de Humanização é uma iniciativa para valorizar e amplificar o movimento HumanizaSUS. Dar visibilidade e voz ao que o SUS vem produzindo, a partir do esforço de usuários, gestores e trabalhadores, nas condições reais, em serviços de saúde reais. A partir da mobilização de milhares de sujeitos preocupados com os destinos do direito a saúde e com a defesa do SUS. Colocar na pauta pública as preocupações dos brasileiros e brasileiras com a saúde, reconhecê-las, e também fazer conhecer todo o esforço que tem sido realizado no SUS para torná-lo mais público e mais nosso a cada dia.

Através de atividades de informação, discussão, trabalho, colaboração, cuidado e mobilização, que foram cuidadosamente construídas em todo o território nacional, articulando diretamente, pelo menos 30 mil pessoas, esperamos que nessa Semana Nacional de Humanização os brasileiros e brasileiras percebam o SUS mais seu e mais próximo, a ponto de se sentirem convocados a participar dessa luta pela saúde como direito, por um país melhor e mais justo.
Que nessa semana todos os brasileiros e brasileiras se manifestem e participem de forma ativa do movimento HumanizaSUS!

Gustavo Nunes de Oliveira
Brasília, 7-4-2014.