Humanização e Movimentação!

14 votos

1960946_544506475667312_1825554743_o_0.jpg

 

10015086_556902891075530_1837601235_n_1.jpg

Embora a Política Nacional de Humanização exista a mais de 10 anos, ainda é possível identificar comunidades que carecem de uma formação no âmbito participativo desta politica, pensando nesta parcela existente, o projeto de humanização dentro do Município de Santo Antonio do Aracanguá, interior de São Paulo, busca compreender os anseios da população, construindo um canal de receptividade para que esta população seja ativa neste processo.

A proposta de consolidar a semana de humanização do SUS "Humaniza SUS"  iniciada no dia 07 de Abril dentro do município,  vem ao encontro com atividades ja realizadas pela população referente ao do dia Mundial da Atividade Física  que é lembrado no dia 6 de abril com o objetivo de mobilizar as pessoas para a adoção de um estilo de vida mais ativo. 

Neste contexto utilizamos do encontro para enfatizar a importância da boa receptividade dos agentes de saúde nas residências, sendo estes o elo entro a população e o departamento de saúde. Propondo obter nas visitas domiciliares mecanismos de interação que busca suprir a carência de informações sobre os anseios dos usuários no âmbito do atendimento humanizado.

A realização do evento perfez esta dicotomia entre população e equipe de saúde, onde em ambos caminharam lado a lado pelas ruas da cidade estabelecendo um elo do compromisso com a saúde e humanização, a concentração foi na Área de Eventos da Praça Central Nossa Senhora do Carmo, na sede do município, onde aconteceu uma intensa programação. 

O evento contou com várias atividades que já são desenvolvidas pelos profissionais da saúde nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), como aferição da pressão arterial e teste da glicemia, além de orientações sobre a alimentação adequada. A equipe de fisioterapia realizou diversas atividades físicas e ofereceu orientações ao público presente. Além da participação dos grupos do projeto “Envelhecer Saudável” da sede do município e dos distritos de Vicentinópolis e Major Prado.

No decorrer da semana, os agentes irão desenvolver as pesquisas nas residências do município e seus  distrito, com a finalidade de compreender os aspectos referentes a humanização que os usuários do SUS almejam em seus atendimentos, paralelamente estão sendo instalados pontos de coletas de informações que potencializará esta ouvidoria em prol do Sistema Único de Saúde mais humanizado e acolhedor.