SMS realiza Semana Nacional da Humanização

13 votos

4678932.jpg

 

A partir de segunda-feira, dia 7, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar, em parceria com as redes federal e estadual de saúde, a Semana Nacional da Humanização. O evento acontecerá até o dia 11 de abril na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), no Museu da República e nas unidades de saúde do município do Rio.

A abertura está marcada para 9h do dia 7, no auditório 11 do Pavilhão João Lyra, na UERJ, e vai contar com a participação do secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann. No dia 8, a assessora de Humanização da SMS, Marta Côrtes, abre os trabalhos com a palestra “Humanização e suas tecnologias de cuidado”, seguida por Alexandre Essinger, diretor do Hospital Municipal Miguel Couto, que vai falar sobre “Acolhimento, visita aberta e o direito ao acompanhante”. Desde setembro do ano passado, o hospital de emergência, de forma inovadora, ampliou os horários de visita de uma hora para nove horas – das 11h às 20h.

No mesmo dia, a superintendente de Hospitais Pediátricos e Maternidades da SMS, Maria Auxiliadora Mendes Gomes, fala sobre “Humanização na Atenção ao Parto e Nascimento no Rio de Janeiro”, e mostra os resultados do Programa Cegonha Carioca. A palestra será seguida por Pa¬trícia Albuquerque, da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, que debate a “Organização do Acesso e Coordenação do Cuidado na AP”.

O dia 10 de abril será exclusivo para a troca de experiências por meio de um intercâmbio entre equipes de saúde das unidades federais, estaduais e municipais. Por meio da atividade, os profissionais poderão vivenciar experiências da Política Nacional de Humanização.

Na rede municipal, as unidades que estarão abertas ao intercâmbio para mostrar as práticas de visita aberta e acolhimento são Hospital Municipal Miguel Couto, CER Leblon, Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello e Clínica da Família Santa Marta, cada uma com 10 vagas. Mas atenção: para participar, é preciso enviar nomes para Juliana Chaves pelo email [email protected] e aguardar confirmação.

 


 

Fonte SMS | Foto: Renata Missagia