Semana Nacional De Humanização do RJ é notícia na Intranet dos Hospitais Federais e no site do NERJ

14 votos

 Uma cuidadosa e atenta cobertura está sendo realizada pelo jornalista do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Luiz Felipe Ferreira Stevanim.

Chamando para a semana, na sexta-feira, dia 04/04/2014 ele escreveu…

Semana celebra a Política Nacional de Humanização no Rio de Janeiro

Atividades programadas no Rio de Janeiro entre os dias 7 a 11 de abril comemoram os 10 anos da Política Nacional de Humanização

 

Para celebrar os 10 anos de uma política que busca incentivar boas experiências no Sistema Único de Saúde (SUS), uma série de atividades devem ocorrer em todo o país entre os dias 07 e 11 de abril na Semana Nacional de Humanização. As comemorações no Rio de Janeiro contam com um seminário organizado pelos apoiadores da Política Nacional de Humanização (PNH), além de mostras e outras atividades no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (Nerj) e nos Hospitais Federais de Bonsucesso e dos Servidores do Estado.

A programação da Semana debate os princípios, as diretrizes e as práticas de humanização. O evento principal acontece na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), nos dias 07 e 08, e no Museu da República, nos dias 09 e 11, com a participação de gestores municipais, estaduais e federais, incluindo a coordenadora da Política Nacional de Humanização no Rio de Janeiro, Leda Aquino.

“Queremos com este movimento de celebração de 10 anos incluir todos aqueles que possuem experiências que modificaram de alguma forma  o sistema de saúde em  seus territórios”, explica Miguel Maia, um dos apoiadores da PNH no estado e um dos organizadores do evento.

Miguel explica que a PNH, que completou 10 anos no ano passado, não é um programa e sim uma política que busca valorizar as boas experiências do SUS. “A PNH/MS é apenas uma aposta metodológica no SUS que dá certo, é uma ferramenta aberta e, como política, se move na incerteza, no imprevisto e na construção comum, não por decretos, por imposições, mas pela construção coletiva”, ressalta. Ainda segundo Miguel, um dos propósitos da Semana é incentivar a troca de experiências e entendimentos sobre humanização no país, para “dar voz a experiências que se querem transformando modelos de gestão e de atenção no SUS, incluindo gestores, trabalhadores e usuários”.

Espaços de Humanização

Na sede do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, uma exposição organizada pelo Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) exibe as experiências de arquitetos e engenheiros no esforço de construir espaços mais acolhedores nas unidades de saúde. Os trabalhos, que estarão expostos na Uerj na próxima terça (08/04) e no hall de entrada do Nerj entre os dias 09 e 11/04, são resultado do Curso de Formação de Apoiadores Temáticos em Ambiência, ocorrido em 2013, e integram as iniciativas da Política Nacional de Humanização (PNH).

A arquiteta Cláudia Miguez explica que a ambiência é um conceito da humanização que busca melhorar os ambientes de assistência à saúde e leva em conta fatores como o fluxo de trabalho. “A ambiência não é somente a questão do ambiente em si, não é só a questão física, mas envolve também as relações humanas. É uma ideia que abrange todas as relações de trabalho, favorecendo um espaço que possa ser utilizado de forma humanizada pelos pacientes e pelos profissionais”, explica.

Humanizar os espaços não é só colocar uma cor bonita na parede ou comprar um móvel novo. Para Cláudia, uma das organizadoras da mostra de experiências, a ambiência na humanização envolve uma “mudança de paradigmas”. “Se você tem, por exemplo, um guichê fechado e não adequado, o profissional acha que está protegido atrás do vidro, mas com essa prática acaba prejudicando o atendimento”, reflete.

Os trabalhos que serão expostos foram desenvolvidos na Unidade de Urgência e Emergência do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) e do Hospital Federal do Andaraí (HFA), na Maternidade do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), na UTI Neo-Natal do Instituto Fernandes Figueira e em unidades hospitalares da Região Metropolitana I do estado do Rio de Janeiro.

Atividades no HFB e no HFSE

Os 10 anos da Política Nacional de Humanização também serão celebrados nos Hospitais Federais de Bonsucesso (HFB), de Ipanema (HFI) e dos Servidores do Estado (HFSE). No HFSE, a atividade programada tem como tema “A implementação dos Projetos da Rede Cegonha e Crack – É possível vencer no HFSE: Possibilidades e limites”, que acontece entre os dias 09 e 11, de 10h30 às 12h. Já no HFI, haverá a exibição de filme e rodas de conversa na próxima quarta (09/04).

No Hospital Federal de Bonsucesso, uma tenda sobre o tema será montada na próxima terça (08/04), de 9h às 13h, na unidade. A atividade busca expor o trabalho de humanização no HFB por meio de cartazes, banners, fotografias e outras expressões artísticas, além de incentivar rodas de conversas temáticas.

Por Luiz Felipe Ferreira Stevanim (ASCOM/MS/RJ)