Intranet dos Hospitais Federais e site do NERJ notíciam abertura da Semana no RJ

16 votos

Semana celebra os 10 anos da Política Nacional de Humanização

Seminário comemorativo reuniu gestores e profissionais para debater princípios, diretrizes e práticas da humanização no Rio de Janeiro

Um seminário comemorativo abriu a Semana Nacional de Humanização no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (07/04), somando-se a uma série de atividades que acontecem em todo o país de 07 a 11 de abril para celebrar os 10 anos de uma política que busca incentivar boas experiências no Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro, realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), com apoio do Ministério da Saúde, contou com a presença de gestores e profissionais do SUS no estado.

O seminário debateu princípios, diretrizes e práticas da Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, que completou 10 anos em 2013. Na abertura, estiveram presentes o secretário estadual de saúde, Marcos Musafir, e o secretário municipal, Hans Dohmmann, além de representantes da PNH do Ministério da Saúde.

Para a coordenadora da PNH/MS no Rio de Janeiro, Leda Aquino, a semana comemorativa trata de experiências exitosas, falando do SUS que dá certo. “A humanização é uma construção coletiva, unindo gestores, trabalhadores e usuários. Essa é uma política que envolve a responsabilização de todos e também um nível de criatividade e inovação”, destacou.

Assim também acredita o consultor do Ministério da Saúde no tema, Serafim Santos, para quem a PNH renova o conceito de política de saúde. “Humanizar é mexer nos processos de gestão. Não basta impor uma cartilha ou uma portaria de cima para baixo. Política de saúde é aquilo que se faz com os parceiros e com os coletivos, no espaço de trabalho, para além das imposições”, analisou.

Serafim destacou ainda o papel dos fóruns, conselhos e conferências de saúde como espaços para discutir pautas de interesse, como a saúde das mulheres. “Não basta dizer: ‘Aqui está tudo errado, vamos fazer diferente!’ O modo de se aproximar faz toda a diferença para evitar as desconfianças”, apontou.

Experiências ao longo de 10 anos

Um dos temas debatidos no encontro foi o conceito de ambiência, que busca criar espaços mais acolhedores que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Fabiane Gil, coordenadora da Política de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde, falou dos desafios em superar preconceitos e experiências negativas quando o assunto é a organização das unidades de saúde. “O hospital é um espaço que não precisa ter aquela cara de doente, é um espaço para as pessoas serem cuidadas”, destacou.

Já Adriana Coser (Fiocruz) ressaltou o papel das Câmaras Técnicas e Comissões de Humanização dos hospitais do Rio de Janeiro. “São profissionais que persistem em estratégias de humanização. Mais do que ficarmos restritos aos dispositivos, como as normas e as cartilhas, podemos usar da reflexão sobre a humanização para rever as relações”, apontou. Ela também acredita que os cursos de formação de apoiadores da PNH, que trazem a ideia de transformação para a prática dos alunos, ajudam a manter os profissionais engajados na ideia de melhorar a qualidade dos serviços de saúde.

No balanço de um dos organizadores do evento, Miguel Maia, apoiador da PNH/MS no Rio de Janeiro, a Semana Nacional de Humanização busca refletir sobre os desafios dessa política e incentivar a troca de experiências entre as diferentes esferas do SUS. “Estamos longe de ter efetuado os princípios políticos, éticos e estéticos do SUS, temos muito o que fazer ainda. O que celebramos são experiências potentes que, muitas vezes, passam despercebidas”, pontuou.

Programação no Rio de Janeiro

Na sede do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, uma exposição organizada pelo Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) exibe as experiências de arquitetos e engenheiros no esforço de construir espaços mais acolhedores nas unidades de saúde. Os trabalhos, que estarão expostos no hall de entrada do Nerj entre os dias 09 e 11/04, são resultado do Curso de Formação de Apoiadores Temáticos em Ambiência, ocorrido em 2013, e integram as iniciativas da Política Nacional de Humanização (PNH).

As experiências foram desenvolvidas na Unidade de Urgência e Emergência do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) e do Hospital Federal do Andaraí (HFA), na Maternidade do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), na UTI Neo-Natal do Instituto Fernandes Figueira e em unidades hospitalares da Região Metropolitana I do estado do Rio de Janeiro.

Também acontecem celebrações pelos 10 anos da Política Nacional de Humanização nos Hospitais Federais de Bonsucesso (HFB), de Ipanema (HFI) e dos Servidores do Estado (HFSE). No HFSE, a atividade programada tem como tema “A implementação dos Projetos da Rede Cegonha e Crack – É possível vencer no HFSE: Possibilidades e limites”, que acontece entre os dias 09 e 11, de 10h30 às 12h. Já no HFI, haverá a exibição de filme e rodas de conversa na próxima quarta (09/04).

No Hospital Federal de Bonsucesso, uma tenda sobre o tema foi montada na terça (08/04), de 9h às 13h. A atividade busca expor o trabalho de humanização no HFB por meio de cartazes, banners, fotografias e outras expressões artísticas, além de incentivar rodas de conversas temáticas.

Por Luiz Felipe Ferreira Stevanim (ASCOM/MS/RJ)