“Eu Caí na Real” REeducação ALimentar

12 votos

"Eu caí na REAL" Grupo de REeducação ALimentar

A demanda apresentada pela equipe:
Há muitos encaminhamentos médicos para consulta com o profissional da nutrição, entretanto, a população tem pouco acesso, devido a demora na fila de espera.
O médico “cobra” dos pacientes a redução de peso, a adoção de hábitos nutricionais mais saudáveis, porém, a população desconhece estratégias de nutrição/alimentação que as favoreçam neste sentido.

Objetivo do projeto: Fornecer à população do território informações a respeito de alimentação, hábitos alimentares mais saudáveis, aproveitamento de alimentos e dicas de saúde, uma vez que em estudo realizado pelo médico do ESF do Centro,Tomaselli e Duas Mamas,observou-se que 63% desta população se encontra com sobrepeso e obesidade.

Público alvo: Comunidade atendida dentro da área de abrangência.
da equipe ESF 005

Local – periodicidade /horário: São Paroquial da Igreja São Vendelino, mensalmente na última quinta-feira do mês, das 14h00min às 16h30min.

Profissionais envolvidos:Equipe de ESF 005,( ACS, enfermeira, técnicos de enfermagem, médico), equipe NASF (fisioterapeuta, farmacêutica, psicóloga), nutricionista do CAE, educador físico da Academia da Saúde e outros.

Equipe coordenadora do projeto: ACS Claudia, Emily,Silvanete e Marci

Estrutura do encontro: o encontro será dividido em 5 momentos, que são:

            Acolhimento: Momento inicial, onde a equipe irá dar as boas vindas aos participantes,realizará dinâmicas, e fará aferição PA ,de peso, altura e medida de circunferência abdominal,coxas,braços.

No primeiro encontro será solicitado aos participantes que sempre tragam ao grupo 1 garrafinha com água, pois ao longo do encontro haverá um som característico (sino, música, palmas) periodicamente há cada 10 minutos, que irá avisar a todos que está na hora de beber água. Esta prática tem como objetivo habituar os participantes a ingerir mais água ao longo do dia.

Tempo previsto: 30 a 40 minutos.

            Momento Zen: Espaço para acalmar a mente, onde serão realizadas atividades como relaxamentos, auto-massagens, massagem em duplas, alongamentos, entre outros.

Tempo previsto: 15 minutos.

            Tema do mês: Momento de conversa, troca de experiências, informação sobre temas diversos relacionados a alimentação e qualidade de vida. Pode ter a participação de outros profissionais das equipes de ESF e NASF e/ou outros.

Tempo previsto: 30 minutos.

            Oficina do Sabor: Momento para degustação de alimentos, realização e entrega de receitas, informações nutricionais, informações de como aproveitar melhor as qualidades dos alimentos, entre outros.

            Tempo previsto: 30 a 40 minutos.

            Despedida: Último momento do encontro, onde serão repassados as receitas da oficina,recados e feita a despedida.

            Tempo previsto: 10 minutos.