II ENCONTRO DE HUMANIZAÇÃO DA REGIÃO DO CANTÃO – Hospital Regional e SEMS de Paraíso do Tocantins

7 votos

A Semana Nacional de Humanização que ocorre de 07 a 11 de abril, que celebra os 10 anos da PNH, o Hospital Regional de Paraíso Dr. Alfredo Oliveiro Barros em parceria com a Secretaria Municipal de saúde de Paraíso do Tocantins, realizou no dia 08 de abril o Dia do abraço(AbraSUS), com o tema: “A Humanização é feita de pequenos gestos, doe um abraço”,  que consiste em aproximar mais as pessoas.
“ Abraçar é bom demais! Não esqueça de abraçar as pessoas, muitas vezes um abraço pode transformar o dia de uma pessoa…
Benefícios do Abraço:
Alivia a tensão, reduz o estresse, ajuda na auto-estima e melhora o fluxo sanguíneo.”
Para registrar, foi fotografado o momento no cartão postal da cidade, Serra do Estrondo, com o sentido de abraçarmos a causa em prol dos usuários do SUS.
No dia 09 de abril aconteceu o II ENCONTRO DE HUMANIZAÇÃO DA REGIÃO DO CANTÃO, um evento que contou com a presença do Prefeito Municipal, o médico, Dr. Moises Avelino, o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Rui Azevedo, o Diretor Administrativo do Hospital Regional, Julio Cesar Galvão e mais de 200 participantes, realizado no Teatro Municipal Cora Coralina, com o objetivo de discutir e trocar conhecimentos sobre a Política Nacional de Humanização.
A programação teve início com a Apresentação dos alunos da APAE de Paraíso, em seguida, o Consultor do Ministério da Saúde César Gustavo Moraes Ramos realizou palestra sobre os 10 anos da PNH, logo após foi realizada a mesa redonda com a participação do Auditório, expondo suas experiências vividas. O evento ainda contou com a presença das servidoras da SESAU TO, Goiamara, Sueli e a gerente de humanização do Tocantins, Celma.
A servidora do Hospital Regional, Vairene Brito fez a leitura de uma carta de um usuário elogiando e agradecendo atendimento dos servidores do Hospital, prestado a sua esposa.
Os servidores da Secretaria Municipal de Saúde fizeram uma apresentação sobre o trabalho de humanização realizado no Município de Paraíso do Tocantins e para finalizar foi oferecido um cofee break.

10253904_811977172164500_7667955421862774681_n.jpgimg_2076.jpgimg_2070.jpgimg_2073.jpgimg_2064.jpgimg_2065.jpg20140409_140028_0.jpgimg_2083.jpg20140409_135657.jpgimg_2111.jpgimg_2112.jpgimg_2120.jpgimg_2121.jpgimg_2122.jpgimg_2127.jpg

 

CARTA DE RECONHECIMENTO E AGRADECIMENTO DE UM USUÁRIO DO SUS

Paraíso do Tocantins, 28 de fevereiro de 2014

Carta de agradecimento sobre atendimento prestado à paciente N.M.L.

Hoje me deparei com uma situação que jamais pensei que pudesse presenciar, apesar de saber que um dia todos chegarão ao fim de nossas vidas. – “Minha esposa dar o ultima suspiro”! “Quanta insegurança”!. Hoje percebi que não estamos preparados para enfrentar essa situação, ainda que saibamos da chegada dela, não sabemos quando isto poderá nos surpreender.

Sempre me precavi, mantendo um convênio de saúde em dias, imaginando que ele é imprescindível, achando que isso seria a solução dos nossos problemas de saúde, diante do que vemos noticiar diariamente, é a falta de estrutura dos órgãos públicos, falta de profissionais, falta de pessoas preparadas… Enfim apenas críticas ao sistema único de saúde que dispomos no Brasil. Isso nos mete medo até de pensarmos em se quer ter que passar na porta de um deles um dia.

Mas, no dia 28 de fevereiro percebi que não é isso que existe dentro de muitos hospitais públicos brasileiros, ainda existe muita compaixão, solidariedade, amor ao próximo. Que sem isso de nada adiantaria estruturas gigantescas, perfeitamente equipadas com aparelhagem ultramodernas e profissionais formados nas melhores universidades do mundo. Que é necessário um conjunto, mas que se não houver dedicação e amor pelo que vá fazer o conhecimento adquirido e a estrutura oferecida de nada vale.

Quando vi minha esposa desfalecendo, a única coisa que ela ainda conseguiu pedir foi que a levasse ao Hospital Regional de Paraíso do Tocantins. E foi ai que nos surpreendemos com a atenção, atendimento, profissionalismo de cada um dos que por nós passaram. Desde o guarda até a Medica de Plantão. E por alguns instantes percebi no rosto até dos que a atendiam que era uma situação muito complicada. E ali vi o empenho e dedicação por mais uma vida que ali adentrou pela qual pedíamos socorro. Ver alguém parando de respirar e ainda mais quando se trata de alguém muito próximo, nos deixa sem ação. Não sabia como ela sairia dessa vez… Que situação complicada eu nada poderia fazer, além de rezar, pedir a Deus para que cuidasse dela para mim! E Deus foi fiel, concedeu que ela retornasse com vida e saúde. Colocou as pessoas certas e na hora certa para tudo corresse bem. Desde o primeiro momento que entrei no Hospital com ela, observei a presteza com que todos a atendiam… e isso durou enquanto permanecemos lá.

E depois pensei… Como foram profissionais, e mais que isso, solidários com a situação. Não poderia deixar de agradecer a cada um pelo que fizeram por nós. Um lugar que sempre foi alvo de inúmeras críticas… É o que teve condições de salvar a vida de minha esposa. Com todas as limitações, abaixo de Deus, tem pessoas com coração bom, prontas para ajudar ao próximo, e com certeza foi o essencial para um final feliz para todos.

Então aqui deixo os nossos agradecimentos e reconhecimento pelo brilhante trabalho e atendimento prestado a minha família. Em um momento tão complicado aonde não sabemos como reagir, poder contar com pessoas como vocês é sem duvida uma injeção de ânimo e esperança. Pois de nada vale o conhecimento se não tivermos humildade para tratarmos todos sem distinção.

Parabenizo a todos… Ainda mais por esquecerem-se de seus próprios problemas para cuidar dos problemas do próximo… Não é uma tarefa fácil, mas neste dia ficou provado que com amor tudo é possível. “O Amor vence tudo, a tudo suporta, e ele é benevolente, sabe esperar, e sabe o momento certo de agir…” E em sinal de gratidão, reconhecimento que internalizei aqui os meus sentimentos de alegria de ter minha esposa bem novamente e de gratidão por todos que me ajudaram, não só agilizando e cuidando dela com tanta dedicação, mas sim pelo tratamento exemplar que não estamos acostumados a presenciar nem mesmo nos melhores hospitais particulares, nem mesmo nos nossos noticiários. Vocês foram e são verdadeiros guerreiros, pois prestar o trabalho de vocês de maneira inigualável… Pois prestar um bom trabalho em condições e locais ideais é facial, difícil é além de terem que correr contra o tempo para salvar vidas, terem que se virarem com condições precárias que possuímos em nossos hospitais brasileiros, como o nosso de Paraíso.

Peço a Deus que continue abençoando a vida de cada um de vocês que presenciaram a minha angústia no momento que cheguei ao hospital e depositei esperança em vossas mãos e nas de Deus, pois nada era capaz de fazer naquele momento, contar com um milagre de Nosso Senhor.

Então Peço que a cada amanhecer, Deus continue agindo em suas vidas, lhes trazendo muita paciência, serenidade para cuidar do próximo… Que isso nunca se perca em meio as nossas tribulações, e turbilhões de obstáculos e desafios que devemos enfrentar a todo dia.

Registro a seguir o nome dos profissionais que nos atenderam nesta noite angustiante mais com um final feliz.

Recepção: Vanessa, Carlos Augusto e Raiane;
Maqueiros: General e Antonio;
Portaria: Aprígio;
Médica: Drª Silvana;
Triagem: Ivan e Vanusa.

Que vocês possam continuar agindo com amor diante dos mais necessitados e que Deus abençoe cada um de e a sua família por tudo que fizeram por nós.