Rodas de Conversa sobre Clínica Ampliada (Maceió/AL)
Em comemoração a Semana Nacional da Humanização, realizamos Rodas de Conversa sobre Clínica Ampliada, no dia 09/04/14, no auditório do Prédio da Farmácia, no CESMAC. O encontro contou com a presença de 60 pessoas, entre: trabalhadores da rede de atenção à saúde, estudantes e professores de graduação do campo da saúde, e representantes dos movimentos sociais e populares de saúde.
Os profissionais do Consultório de Rua de Maceió iniciaram as atividades do encontro com uma encenação teatral, com o tema da população em situação de rua.
A seguir o consultor da PNH no Estado fez uma fala disparadora sobre os princípios da HumanizaSUS, do método da roda e do dispositivo clínica ampliada.
O intervalo para coffebreak foi acompanhado de música, com interpretação de Marília Cerqueira, aluna do Curso de Psicologia do CESMAC.
Os participantes dividiram-se em duas Rodas propostas a dialogar respectivamente sobre: Saúde Mental e Práticas Integrativas.
Agradecemos a todos que direta ou indiretamente contribuíram a realização deste encontro e, em especial, aos alunos do curso de Psicologia do CESMAC Luis Dorvilé, Marília Cerqueira, Marília Soares, Vanessa Rarília e Yuri, a colega Luzia Malta da Secretaria de Saúde de Alagoas (SESAL) e ao consultor do Ministério da Saúde em Alagoas Sergio Aragaki.
Fotos: Produção Colaborativa do integrantes do grupo de Práticas Integradas de Pesquisa em Atenção à Saúde (PIPAS)
Por luzia Malta
A Secretaria de Estado da Saúde teve um imenso prazer em ser parceira desta ação realizada pelos alunos do curso de psicologia do CESMAC apoiados pelos Professores Luciano Bairros e Renata Guerdas, e como parceiros a Ministério da Saúde e SMS Maceió.
Foi um ação potente e disparadora que a todos contagiou, era notório e, emocionante, o empenho e dedicação de cada aluno, a preocupação com cada detalhe durante toda ação e a capacidade de articulação que envolveu outros segmentos como consultório de rua que somaram e abrilhantaram ainda mais esta ação.
Vale salientar, que essa faculdade é privada e este grupo de alunos e professores, estão inovando as práticas de ensino, ampliando o olhar sobre as possibilidades de atuação do profissional de psicologia, discutindo processo histórico da construção do SUS, incluindo na roda novos alunos, de novos cursos, participando de movimentos da PNH e se encantando com todas as possibilidades que a Política oferece para qualificar o SUS alagoano.
PARABÉNS!!