“Que possamos fazer outras Semanas Nacionais de Humanização”
Com esta fala o coordenador nacional da PNH Gustavo Nunes de Oliveira fez o encerramento da Semana Nacional de Humanização no auditório Emílio Ribas, na Sede do Ministério da Saúde.
O coordenador lembrou a mobilização nacional da Semana, que desde o início foi descentralizada, participativa e colaborativa, com possibilidade de qualquer pessoa cadastrar atividades e realizá-las em suas próprias cidades, ao invés de promover um evento único e restrito em Brasília, por exemplo.
"A PNH optou por um evento formado por centenas de eventos simultâneos, que fossem interligados por meio das transmissões online e potencializassem o protagonismo das pessoas, nas suas regiões, serviços e cidades. Finalizar a Semana com mais de 800 atividades cadastradas em todo o país mostra que a PNH fez a melhor opção", afirmou.
Ele ressaltou também a Tenda HumanizaSUS como possibilidade de debate entre os servidores de todas as áreas do Ministério da Saúde, e adiantou que, em parceria com o Coletivo MS,esse movimento de rodas de conversa no Ministério deve continuar. " Foi um pedido de vários trabalhadores do Ministério, que participaram das rodas e perceberam aquele espaço como importante para se pensar o trabalho", disse.
A partir da iniciativa dos comunicadores do Departamento de Atenção Básica, boa parte das rodas do Ministério da Saúde foram filmadas e serão editadas em vídeo em breve.
Trabalho em rede
A equipe da Rede HumanizaSUS prepara agora uma série de materiais sobre a Semana Nacional de Humanização, como a nuvem de tags que ilustra este post, e mostra as palavras mais frequentes nos posts da Rede HumanizaSUS durante a Semana. A imagem foi produzida pelo editor da RHS André Benedito, que também cuidou das transmissões online das cinco regiões brasileiras.
" Fiquei na Casa de Máquinas da Rede HumanizaSUS, acompanhando transmissões online e de olho na RHS, para ter certeza que ela aguentaria toda a mobilização da semana. Fomos de uma média de 2500 visitas para 4400. Ver todo este movimento antes e durante foi lindo, mas o sangue correu na veia quando, por brincadeira, resolvi juntar todas as fotos, de todos as postagens desta semana. Olhar estas pessoas e lembrar que a semana foi feita por estas pessoas, de maneira voluntária e descentralizado me renova a esperança."
Clique aqui para ver o álbum com todas as fotos da Semana Nacional de humanização
A Semana em números
- 202 cidades envolvidas;
- 27 estados;
- 847 atividades cadastradas;
- 245 posts publicados na RHS ( quatro vezes mais que a média de publicação semanal na RHS) ;
- 5 mil cartazes enviados;
- Quase 200 mil fliers enviados ;
Calcula-se que, se em média, cada atividade realizada contou com a participação de 50 pessoas ( considerando-se que algumas previam 300 pessoas, outras menos que isso) estima-se que cerca de 40 mil pessoas estiveram mobilizadas em todo o país.
A PNH vai emitir certificação para todos os organizadores das atividades da Semana Nacional de Humanização. Para receber seu certificado, é preciso que pelo menos um post relatando a atividade seja publicado na Rede HumanizaSUS.
Por Cláudia Matthes
devido a problemas técnicos ainda náo fiz o post.
MAs, MUito emocionada e gratificada por reconhecer em cada imagem que vi, no seu clique aqui poder identificar de onde vem essa experiência.
Tudo muito lindo.
Me sinto contemplada na Semana Nacional de Humanização, aguardo o certificado!
Bjus
com afeto
Peju