Projeto Literário SUSPense!

10 votos

A leitura é uma atividade essencial para o desenvolvimento humano. Observando a permanência na UBS de várias pessoas surgiu a ideia de trazer livros para que as crianças que aguardavam atendimento odontológico pudessem se divertir um pouco. Os livros eram oferecidos a elas enquanto aguardavam na sala de espera ou enquanto aguardavam a anamnese, respondida pela mãe ou responsável. Percebi que as crianças se distraiam enquanto estavam lendo e se tornavam mais colaboradoras durante o atendimento.

Compartilhei a ideia com minha colega de trabalho Rejane Brandão. Pensamos, então, em ampliar a atividade: disponibilizar livros e promover cultura para todo o público que utiliza o serviço odontológico da UBS Alterosas. Transformamos a ideia num projeto que Rejane batizou de "Projeto Literário SUSPense!". A gerente da UBS aprovou a iniciativa e disponibilizou um espaço para a exposição dos livros em nossa sala de espera. Divulgamos o SUSPense! na UBS e no Facebook e solicitamos doações. Recebemos mais de 200 exemplares. Foram diversos títulos de vários gêneros literários, enciclopédias, revistas, gibis, livros acadêmicos e didáticos. Os livros ficam armazenados em um baú colocado na sala de espera da odontologia. Todas as manhãs as pessoas são informadas do projeto e incentivadas a participar. Após o término do atendimento, no período da tarde, o baú é recolhido. Quando o baú está esvaziando novos exemplares são disponibilizados.

Mas começou a surgir uma dificuldade: E se as pessoas levassem os livros embora? Como seria feito o controle dos livros? Quem faria esse controle? Conversando com o filósofo e contador de histórias Paulo Fernandes recebemos a sugestão para "deixar o livro circular, afinal, livro na estante ou na gaveta é um livro triste, sem função. Os livros foram escritos para serem lidos." Decidimos que a pessoa pode ler enquanto espera atendimento, levar o livro pra ler em casa e trazê-lo de volta na próxima consulta, trazer um livro para trocar. Também incentivamos os usuários a doar livros que estão em casa sem uso.

Nosso projeto ainda está no começo, mas já estamos motivadas com os resultados. Temos SUSPense! em todo canto da unidade.  Encontramos pessoas praticando o SUSPense! na espera da enfermagem, da vacina, dos médicos… As pessoas gostam de ler, precisam que o livro esteja acessível. Muitos agradecem, pois não tinham esse acesso. Não raro, alguem comenta sobre a história que leu. Na sala de espera da odontologia sempre tem um livro cumprindo seu objetivo: transmitir informação, gerar conhecimento, cultura e entretenimento. 

Incentivar a leitura também é promover a saúde!

suspense_em_acao.jpg