Dourados – MS na Semana de 10 anos da PNH!

18 votos

residencia_foto_1.jpg

Para comemorar a Semana de Humanização aqui em Dourados, Mato Grosso do Sul, várias rodas de conversa aconteceram entre os alunos do Curso de Psicologia e da Residência Multidisciplinar em Saúde (ênfases: Cardio e Saúde Indígena) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Durante a semana, a Política Nacional de Humanização com os seus dez anos de experimentações na busca por movimentar/transformar o SUS foi debatida em 5 diferentes momentos e que somaram cerca de 140 pessoas.

Cordel, vídeos, relatos de vida, experiências profissionais, cartilhas e até um curta produzido pelos criativos residentes (!!) foram utilizados para disparar as conversas. Ao longo da Semana foi se fortalecendo a importância do diálogo, do controle social, da participação ativa de usuários e trabalhadores no cotidiano do SUS, além das preocupações éticas do trabalho em um hospital-escola. As conversas enfatizaram que a saúde que interessa ter e produzir não está centrada nos cuidados do corpo biológico, em nenhuma categoria profissional e tampouco em um único serviço da rede. 

Nos relatos dos residentes que atuam no hospital e em diversos serviços da Rede SUS ficou evidente que há muitos sujeitos repensando o seu fazer. São iniciativas que questionam as regras vigentes e abrem espaço para novas práticas.

Embora os desafios sejam muitos, há um "SUS que dá certo" que acontece quando menos se espera… Há um "SUS que dá certo" que compõe o cotidiano, está lá esperando para ser contado e recontado… Ao longo dessa Semana tivemos por aqui muitos indicativos dos avanços pela saúde de qualidade de todos nós, de qualquer um/uma. 

Nas fotos estão alguns participantes das rodas. Tomara que eles se animem e venham conversar aqui na RHS também.

Um abraço, Catia
estagiarios_2.jpg