Mobilização Social e PNH na Semana Nacional de Humanização

10 votos

Companheiros (as)

desde sexta-feira residia em mim uma ambivalência: apresentar ou não uma roda de conversa sobre mobilização social e PNH.

A ambivalência era por conta a de não ser uma roda com muitos participantes (vide foto abaixo), porém a riqueza que encontrei nessa troca em roda foi algo que guardarei por muito tempo.

Explico. O local em que fizemos a roda foi o Centro de Convivência da UFSC. Este local hoje está acomodando os colegas que assumiram o espaço da Reitoria da UFSC depois do incidente de violência da Polícia com os estudantes no campus. Essa notícia rolou recentemente em algumas mídia. O povo, após sair da reitoria, ocupou o Centro de Convivência, onde estão dormindo, se alimentando, trocando idéias e outras coisas mais, isto é, em convivência. 

Na sexta, 11.04, último dia de atividades da semana de humanização, além de outras atividades no estado de Santa Catarina, tínhamos agendada essa roda de conversa. E,     Antes de iniciarmos o papo pedimos licença para nossos companheiros. Foi um momento de respeito e aproximação com vista a coabitar um mesmo espaço.

com muita Educacao fomos convidados a ficar e fazermos nossa roda como podem ver na foto. Ficamos conversando sobre potencialidades dos encontros coletivos e nos perguntando como construir estratégias para produção de protagonismos. Foi um pena não termos mais pessoas envolvidas, como disse anteriormente, mas a qualidade da discussão e o modo como fizemos o contrato para ocupar o espaço foi uma experiência que não se aprende em livros ou artigos, mas nós colocam em contato com a diferença e encontra maneiras de por em produção do comum. Nossos companheiros seguem demarcando posição e ocupando o centro de Convivência, um espaço institucional de pura troca.

achei que valia a pena relatar essa história mesmo que a fotografia em si não retrate a intensidade do encontro.

Até a Vitória!

image_0.jpg