Comentário dos textos da atividade de Dispersão do Módulo III.

0 votos

         Os três textos que foram repassados para leitura e comentário, se interligam e tratam da questão dos Direitos Humanos, que consiste em um conjunto de condições e possibilidades que vem atender as necessidades essenciais da pessoa humana, condições necessárias para se tornarem úteis e possibilidades de receber os benefícios que a vida em sociedade pode proporcionar. A universalidade desses direitos veio com a promulgação da Declaração Universal no ano de 1948.

          Cada pessoa é única, com seu modo próprio de ver e de sentir as coisas, diferem uma das outras mas são iguais como seres humanos.

          Todos os seres humanos são idênticos em mais de 75% do seu material genético. Não há sustentação científica para a noção de raças ou subespécies humanas. O que realmente há é a dominação de alguns grupos sobre outros visando manter privilégios à custa de privação e exclusão dos demais.

          Deixa claro que todos precisam ser defendidos, quando se refere a violação de direitos. Que eles existem mesmo para aqueles que cometeram crimes ou praticam atos que prejudicam as pessoas ou a sociedade.

          O movimento de direitos humanos, não estar a favor do crime, defende a dignidade humana daqueles que se encontram envolvidos com o sistema de justiça criminal.

          Na verdade o movimento vem em defesa dos grupos mais vulneráveis que vivenciam situações de discriminação, pois não podem contar com uma rede de suporte social, emocional, afetivo e prático.

          Ressalta que pesquisas em saúde começam a se interessar pela questão da discriminação e de suas repercussões nas condições de vida dos grupos sociais e que a violação dos direitos de qualquer pessoa deve ser problema de todos.