Caminhada Saudável

11 votos

 caminhada.jpg

 

“SEMANA DA HUMANIZAÇÃO”  ESF CONSERVAS

Nos dias 7 a 11 de abril aconteceu a Semana Nacional de Humanização. Isto foi uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização que há mais de 10 anos  busca qualificar o sistema público de saúde.
Esta semana foi uma oportunidade para os serviços da saúde mostrarem as experiências que estão sendo feitas e que estão dando certo.
O ESF Conservas de Lajeado, RS, inscreveu o Grupo da Caminhada na Semana da Humanização. A caminhada aconteceu nas 4ª feira as 8 horas, na 6ª-feira de manhã, as 8 horas foi realizado um passeio com o grupo da caminhada. Participaram em torno de 60 pessoas nestes dois dias, entre usuários e equipe do ESF Conservas. Antes da caminhada, foram feitas verificação das pressões arteriais e glicemias, em As caminhadas, iniciaram com um alongamento que foi realizado  com muita animação, com música, dança, massagens e cantos e em seguida seguida o grupo caminhou pelas ruas do bairro.  Já o passeio do dia 11 de abril o grupo fez um passeio para São Leopoldo, onde foram feitas várias brincadeiras e foi visitado o Santuário do Padre Reus e a tarde, por motivo de chuva , não foi feito o passeio ao Jardim Zoológico que tinha na programação do dia.
O grupo tem como objetivo integrar usuários e unidade, melhorar a autoestima, diminuir níveis de glicemia e pressão arterial.
Cada ano a equipe e usuários fazem dois passeios, onde conhecem outras cidades do estado, com o intuito de uma maior integração, criação de vínculo e descontração do grupo
Este grupo já está em andamento há mais de quatro anos, acontece sempre nas quartas e sextas -feiras de manhã, é aberto à comunidade e para qualquer idade, pois a atividade física traz benefícios à todas as pessoas.