AS DESIGUALDADES SOCIAIS GERANDO DOENÇAS OU AUSÊNCIA DE SAÚDE.

0 votos

 

        Podemos nos referir a ausência de direitos humanos, como uma condição que determina as desigualdades sociais e promove doenças ou a ausência de saúde. DIREITOS HUMANOS, deve ser uma condição universal, não partidária, que garante a todos os indivíduos, sem excessão,o direito de ser cidadão ou seja, de ter acessibilidade, a  satisfação de suas necessidades vitais,às mais biológicas até as mais elementares, no contexto sócio-político em que se encontra inserido o ser humano, numa dimensão bio psico social. 

       Prefiro dizer, que  qualquer tipo desigualdade que gere no ser humano, sentimentos de "desvalia" ou achatamento em sua auto-estima, é um tipo de situação emocional desfavorável, que já predispõe o indivíduo, à doenças; partindo do princípio, de que é uma condição a priori,desfavorável para um desenvolvimento bio psico social saudável. Com isso, quero dizer, que qualquer tipo de preconceito, seja sexual, sócio-econômico, de cor, de gênero, etnia,religião, dentre outros, são formas de promover no outro,no mínimo, conflitos existenciais, que promovem sentimentos de inadequação e a negação do bem estar do indivíduo, gerando restrição de possibilidades, através da segregação social, que desta forma, é reforçada.

     Entendo que, através das políticas de saúde, assim como da educação, devem existir, profissionais mais preparados e humanizados, no sentido ético e verdadeiramente moral,afim de diminuir significativamente estas "arestas"; mesmo considerando que as políticas públicas do nosso país, ainda não contribui de fato, com a extinção desta segregação humana, no âmbito da saúde e da educação. Diante de toda a realidade sócio-econômica existente no Brasil, que é paradoxal, resta-nos ancorarmos nos princípios da filosofia dos DIREITOS HUMANOS, para melhorarmos este quadro  tão repleto de paradoxos, que é a nossa estratificação social, na dimensão em que ela se apresenta.

 

 

                                              Roseana de Carvalho Sampaio.