SEMANA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO EM IMPERATRIZ-MA PARTE II
As parcerias e o princípio da integralidade foi um momento de reflexão para nós trabalhadores do SUS, uma vez que temos da26 anos de SUS e 10 anos Política Nacional de Humanização. Conseguimos reunir nos dias (08 e 09 de abril) Trabalhadores da Atenção Básica e Vigilância à Saúde (ACS, AGENTES DE ENDEMIAS, CAPS, NSAF, HOSPITAL REGIONAL MATERNO INFANTIL, HOSPITAL MUNICIPAL) CEREST e UFMA, parceiros incondicional em todo processo das atividades da Semana/ SNH. Sem esquecer a nossa Regional de Saúde e o Ministério da Saúde, com apoio de nossa consultora Luciana Abreu e ainda as Universidades Privadas, UNISULMA E CEUMA. Tivemos a presença de convidados: Promotor da Saúde, representações sindicais e comunitárias e cobertura de toda imprensa local. Em fim foi um evento que aconteceu em defesa do SUS que Queremos, analisando suas deficiências, e revendo os direitos e deveres dos trabalhadores e usuários(1)
A Semana Nacional de Humanização é uma atividade comemorativa aos 10 anos da Política Nacional de Humanização – PNH/HUMANIZASUS que tem como objetivo discutir a humanização no SUS. Este foi um evento descentralizado, que aconteceu em diferentes municípios brasileiros no período de 07 a 11 de abril de 2014.
Em Imperatriz-MA as atividades aconteceram nos dia 08 e 09 de abril, na modalidade de seminários, relatos de experiências de trabalhadores do SUS e estudantes das áreas de saúde, além de atividades em praça pública, referente ao eixo trabalho e humanização. A programação foi construída a partir da mobilização de gestores, trabalhadores e usuários do SUS, pesquisadores, estudantes, movimentos sociais e instituições a partir de iniciativas autônomas, que se desdobraram nas seguintes atividades:
Semana Nacional de Humanização – Trabalho e Humanização
Programação – 1ª Parte
Seminário
Dia 08/04/2014 -Seminário
Local: Auditório da Secretaria Municipal Saúde de Imperatriz
07:00h – Café da manhã e credenciamento
08:00h –Composição da mesa
08:30h – Retrospectiva Histórica do SUS a partir do trabalhador da saúde no SUS contemporâneo – Marcos Pacheco – Mestre e Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão
09:30h – Dinâmica – NMES de Imperatriz
10:00h – O Trabalhador do SUS e os Cuidados com a Saúde – Áurea Gianna Azevedo –Mestre em Psicologia e Psicóloga do Trabalho do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador- (CEREST) Regional de Imperatriz
10:40h – Plenária interativa relacionada ao tema– Moderadores:Dra. Luciana Abreu consultora PNH e professor Alberto Clézio
12:00h – Lanche
14:00h – Exposição dos Trabalhos Científicos – apresentação oral
Facilitadoras: Professoras Adriana Nogueira e Jacinta Feitoza – UFMA
16:30h – Resultado da avaliação dos trabalhos
17:30h – Encerramento
- Seminários – Retrospectiva histórica do SUS a partir do Trabalho e do Trabalhador da Saúde proferida pelo Prof Dr. Marcos Pacheco e O trabalho e o trabalhador do/no SUS hoje – ministrado pela Profa Áurea Giana Azevedo, além de uma plenária interativa mediada pela consultora do Ministério da saúde, Luciana Abreu que possibilitou um rico debate entre os participantes;
- Apresentação de experiências referente à Política Nacional de Humanização – Foram apresentadas experiências nas áreas do Trabalho e Humanização e da Gestão e Humanização que foram apresentadas por estudantes do curso de enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e trabalhadores do SUS. Este momento auxiliou no despertar de uma reflexão sobre as práticas no serviço, bem como as possibilidades de efetivar a política de humanização no contexto do SUS.
- Para contemplar também os usuários foi realizado na Praça de Fátima, centro da cidade demonstração e divulgação de boas práticas do SUS realizando avaliação nutricional (IMC), aferição de pressão arterial e teste glicêmico.
Programação – 2ª Parte
Dia 09/04/2014
Horário das 08h00 às 12h00
Local: Praça de Fátima
– Demonstração e Divulgação das Boas Práticas do SUS;
– Avaliação Nutricional (IMC), Aferição de Pressão Arterial, Teste Glicêmico.
Desta Acredita-se que o evento possibilitou uma maior visibilidade das iniciativas e experiências exitosas no que consiste a política de humanização, bem como uma reflexão sobre seus avanços e desafios, além de motivar o debate acerca da temática no contexto do SUS na região Tocantina(2)
_______________
(1) Emídia Fonseca – Regional de Saúde Tocantins/Imperatriz
(2) Professora Adriana Nogueira / UFMA
Por Silvia Leite - Assistente Social
Parabéns ao coletivo pela organização do evento de caráter nacional.
abraço
Silvia Leite