Síntese dos 3 Textos

0 votos

Síntese:

O primeiro texto, de Rita Barrada, inicia mostrando ao leitor a diferença de raça, onde frequentemente, acontece por questões socioeconômicas. No Brasil, essa classificação esteve ligada no critério de cor e traços fisionômicos. Onde o mesmo resulta nas desigualdades em saúde. A população negra é aquela que mais fica na desvantagem. A maior parte da população negra vive nas áreas mais pobres do país, onde seu nível de desenvolvimento humano é bem menor. É incrível como acontece as diferenças no acesso a saúde. Antes da criação do projeto SUS, a atenção do Pré-Natal era enorme para as brancas, e pouquíssima para as pretas, tem como exemplo, São Paulo, que tinha como referencia no atendimento as brancas, não deixando nenhum tipo de probabilidade para as mulheres pretas.
 

O segundo texto, de Abreu Dallari, trás um significado de Direitos Humanos. Todos os indivíduos têm direitos, tanto da fase infantil á fase adulta. São esses direitos considerados fundamentais para a vida. Ele diz que todos são iguais, uma não vale mais que a outra, nem menos que a outra, mas deixa bem claro que, não é em aspectos físicos ou psicológicos. Todos têm sua individualidade, seus costumes e religiões, mas continuam iguais como seres humanos e nas necessidades.
 

O terceiro texto, de Oscar Vilhena, mostra de cara um questionamento “Direitos humanos, direito de bandido?”. Não é que somente defenda os bandidos, apesar de que todos têm direito, todos sejam iguais. Sempre vai existir aquele que defende o cidadão comum, mas muitas vezes extrapola. Toda vez que a polícia usa um pouquinho de força com os bandidos, logo aparece um "bonzinho" pra defender o "malzinho". Em relação aos direitos do cidadão normal, dos milhares de pessoas prejudicadas por esses elementos, muitas famílias que ficam sem seus chefes, tanto homem como mulher, pais que ficam sem seus filhos, filhos que ficam sem seus pais, nada disso interessa para essas pessoas, que defende os "direitos humanos dos bandidos".
Bandido não tem "direitos" ou não deveria ter e nem deve ter. Quem está prejudicando a sociedade são desonestos que só pensam em dinheiro.