Sessão do filme O Renascimento do Parto e debate sobre Violência Obstétrica.
No dia 09/04/2014, houve a exibição do filme O Renascimento do Parto de Érica de Paula e Eduardo Chauvet no auditório da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE). Este evento foi realizado a partir de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Narrativas do Nascer (UFPE) e o Diretório Acadêmico de Enfermagem da UPE (DA IdentiD.A.de).
Após a exibição do filme, houve um debate que contou com a presença de Luiziane Lima (enfermeira obstetra do grupo DeMáter), Dan Gayoso (doula e coordenadora do grupo de casais grávidos Boa Hora), Manoel Adauto (enfermeiro, gerente do banco de leite da maternidade escola da UPE-Cisam), Alexsandra Nascimento (enfermeira e coordenadora do V Módulo do curso de enfermagem na UPE) e Raphaela Delmondes (coordenadora do I Módulo do curso de enfermagem).
Este momento foi de bastante relevância, visto que o público, composto em sua maioria por estudantes de enfermagem, teve a oportunidade de compartilhar suas impressões sobre o filme, ao mesmo tempo em que ouvia, dos profissionais presentes, alguns relatos de suas vivências no contexto do parto e nascimento nas maternidades do SUS e de suas lutas para humanizar e qualificar a assistência prestada às parturientes e suas famílias.
A consolidação de um SUS universal, público, gratuito e humanizado é um grande desafio, mas é com iniciativas como essas que conquistaremos o SUS ideal!
#semanadehumanizacao2014 #semananacionaldehumanizacao
Por Emilia Alves de Sousa
Oi Camilla,
Bem vinda à Rede HumanizaSUS!
O Filme Renascimento do parto tem reverberado em todos os espaços, ampliando o debate em torno de uma temática tão relevante que é o parto.
Vi que o evento aconteceu no período da Semana Nacional de Humanização. Foi coincidência, ou a atividade fazia parte da Semana Nacional de Humanização que aconteceu no período de 7 a 11.04? Estamos identificando todas as atividades desenvolvidas na Semana.
Um abraço!
Emília