Semana Nacional de Humanização no Hospital Federal de Bonsucesso/RJ

15 votos

Tenda de Humanização do Hospital Federal de Bonsucesso

Por Lúcia Rosa Quinta – GTH / HFB

Em comemoração aos 10 anos da PNH, realizamos no dia 09/04/2014, de 09 as 12:30 horas, na Praça da Liberdade, espaço aberto situado no centro do complexo hospitalar de nossa unidade um evento denominado Tenda de Humanização do HFB.  Organizamos nesta tenda exposição com banners, painéis e fotografias, contendo informações sobre Saúde, o SUS, o que é a PNH, os Modos de Fazer dos Serviços do HFB, o significado de Rede e o que significa Humanização para a PNH. Distribuímos as cartilhas da PNH.

img_9680.jpg

img_9722_1.jpg

img_9679.jpg

O evento contou com três rodas de conversas com os temas “Humanização, o que é?” ”Valorização do trabalho e do trabalhador – Profissionais de Saúde Muito Prazer” e “Movimentos Sociais”. Participaram das Rodas de Conversa gestores, profissionais de saúde, usuários , representantes do Conselho Distrital da A.P. 3.1 e estudantes do curso de Enfermagem. No total de participantes assinaram o livro de presença 44 pessoas, mas muitas outras passaram pela Tenda.

img_9676.jpg

Três convidados dispararam os temas das Rodas com a leitura de  pequenos textos de cada tema e os presentes interagiram falando a respeito de suas percepções do que estava sendo conversado, fazendo a reflexão de trabalhador /usuário, envolvendo os participantes.

img_9692.jpg

Destacamos alguns relatos: “este momento de participação nas Rodas esta sendo de  saúde” (usuária), “ faço acolhimento, pois quando o usuário vai a meu serviço e pede informação ou orientação,  procuro ajudá-lo” (profissional)  “É um hospital de alta complexidade e apesar das dificuldades, temos diversas experiências positivas e elogios na Ouvidoria da unidade” (gestor). O GTH,  organizador da Tenda de Humanização entende que o evento atingiu a proposta de comemorar os 10 anos de Humanização, divulgando na unidade a PNH, culminando com as Rodas de Conversas, dando oportunidade de vários atores poderem dialogar  e terem oportunidade de compreender o que é a PNH e como é entendido a Humanização.

img_9695.jpg