Páscoa no Irmã Dulce: humanização promove eventos para pacientes

13 votos

A celebração prosseguiu com a visita da trupe Arco-íris da Alegria e o palhaço Pirulito, acompanhado da palhaça Lilica, animando pacientes pediátricos e adultos do hospital

Em comemoração à Páscoa, a Comissão de Humanização do Complexo de Saúde Irmã Dulce realizou eventos durante a última semana, com apoio de voluntários. Crianças internadas na Pediatria celebraram a data em café da manhã especial na Brinquedoteca, com entrega de ovos de Páscoa doados pelas voluntárias artesãs Silene Perretti e Denise Valentim, moradoras de São Paulo que ministram aulas gratuitas para pacientes e acompanhantes no anfiteatro do hospital. Elas abriram a programação especial de Páscoa na última segunda-feira, dia 14, ensinando-os a fazer caixas decorativas.  

A celebração prosseguiu na terça-feira, dia 15, com a visita da trupe Arco-íris da Alegria e o palhaço Pirulito, acompanhado da palhaça Lilica, animando pacientes pediátricos e adultos do hospital. No dia seguinte, além do café da manhã especial para crianças internadas e seus acompanhantes, a comissão organizou confraternização de Páscoa na Unidade de Psiquiatria, com distribuição dos ovos de Páscoa doados.

“O objetivo desta comemoração, como ocorre em todos os eventos de datas festivas, foi proporcionar carinho, alegria e apoio. Creio que conseguimos atingir isso ao ver as crianças felizes e muitas mães emocionadas, pois distribuímos ovos de Páscoa na Pediatria, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e na UTI Pediátrica”, avalia a assistente social Renata Carvalho, que preside a comissão. “Entregamos os ovos, que foram doados, também a adolescentes internados e aos pacientes da Psiquiatria.”

Funcionários do complexo, que agrega o Pronto-socorro Central e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Charles Antunes Bechara, receberam bombons com mensagem alusiva à data. “Nosso desejo foi entregar essa lembrança simbólica aos colaboradores como um gesto para reacender o significado da Páscoa como uma época especial”, acrescenta Renata.

Em comemoração à Páscoa, a Comissão de Humanização do Complexo de Saúde Irmã Dulce realizou eventos durante a última semana, com apoio de voluntários (Foto: Maitê Morelatto)

Em comemoração à Páscoa, a Comissão de Humanização do Complexo de Saúde Irmã Dulce realizou eventos durante a última semana, com apoio de voluntários (Foto: Maitê Morelatto)

Humanização

A Comissão de Humanização foi criada no Irmã Dulce há cinco anos, quando a gestão hospitalar passou a ser feita pela Fundação do ABC (FUABC). Constituído por profissionais de vários setores, o grupo se reúne duas vezes por mês para discutir ações e projetos em benefício de pacientes, acompanhantes, familiares e funcionários. A intenção é promover bem-estar, amenizando o estresse da internação e contribuindo por criar um ambiente acolhedor, entre outros benefícios.

Um dos projetos mais bem sucedidos de humanização é a Pet Terapia. Iniciada pela fonoaudióloga Eliane Selma do Valle Blanco e sua cadela Satine, atualmente está a cargo da ONG CãoAmor, com cães treinados e voluntários.

 

https://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/32556-pascoa-no-irma-dulce-humanizacao-promove-eventos-para-pacientes