Semana de Humanização: Doulas – Voluntárias do Parto

11 votos

roda_de_conversa_doulas.png

 

Aconteceu no dia 11 de abril, no encerramento da Semana Nacional de Humanização em Juazeiro da Bahia, a Roda de Conversa: “Doulas – Voluntárias do Parto”. Foi um momento inspirador para seus participantes, com depoimentos de vivências ímpares sobre o cenário do nascimento em nossa cidade. Estiveram presentes as integrantes e proponentes da Diretoria de Humanização da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, estudantes de cursos de saúde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), os parceiros e integrantes do projeto de extensão: Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI), profissionais da Maternidade Municipal de Juazeiro, gestantes, profissionais de outras instituições de saúde e as homenageadas da roda, nossas queridas Doulas.

Na roda a conversa girou muito. Num primeiro momento refletimos sobre o papel da doula e a atual construção social de sua figura. Abrimos voz para as dúvidas e compreensões sobre a importância do protagonismo da mulher no momento do nascimento, seja ela a gestante, a doula, a parteira ou a obstetra. Protagonismo esse que se amplia, reverbera na sociedade e recria seu nascer e desenvolver.

Tivemos também circulando na roda a palavra da diretora médica e obstetra da Maternidade, Fabíola Dantas Ribeiro, compartilhando seu saber e fazer dentro da Humanização do Parto. Reafirmando de que modo queremos gestar a instituição responsável pelo nascimento em Juazeiro, e o modo como queremos conduzir o nascer por aqui…

As doulas na Maternidade de Juazeiro, “os anjos” como são chamadas por muitas mulheres que por ela atravessam a jornada de se tornar mãe, têm iluminado e aberto campo neste lugar. Presenças marcantes e agora solicitadas, com delicadeza reconstroem os significados de cuidado e atenção onde devem realmente existir.

Olhos marejados e corações reavivados, encerramos esta atividade certos de que dentro de compreensões coletivas somos mais fortes para edificar realidades desejadas e um SUS de qualidade. A doula, o profissional em formação, os já em atuação e todos que aqui estiveram puderam fortalecer e assumir a responsabilidade social de construir um nascer melhor!