Direitos Humanos, direito de bandidos
Segundo o texto de Oscar Vilhena Vieira." é comum encontrar pessoas que associam os direitos humanos com a defesa do crime ou menos dos criminosos" essa afirmação dos que a defende é um grande equivoco, pois todos são iguais perante a Lei, independentemente de sua condição financeira, econômica, social, politica e de cor, segundo a Declaração dos Direitos Humanos e da Constituição Federal do Brasil (1988) no seu Capitulo I Art. 5 porém difícil é implementar essa Lei no brasil e no mundo. Com essa afirmação constituída todo e qualquer cidadão , mesmo cometendo um Ato de infração terá direitos assegurados e julgado perante as Leis.Mas o sistema capitalista, é imposto duras retaliações as pessoas pobres e negras, impondo o combate a a criminalidade e incentivando a tortura e desaparecimento de pessoas simples e pobres, ao invés de investir em políticas públicas de qualidade, como; educação , saúde , e assistência social, emprego e renda.
A Instituição Polícia foi constituída para reprimir, precisa-se mudar o conceito de policia, formar uma polícia cidadã , onde os responsável pela segurança pública respeite os direitos humanos e trate as pessoas de forma humana na construção de boas relações com a sociedade, excluindo à tortura, a violência e à discriminação.
Por Cleiton Cândido
Bom dia. Fernando, eu sempre ouço dizer que os direitos humanos estão aí para somente proteger os bandidos, eu também pensava assim, pois quando alguém comete um crime, seus direitos universais não podem ser violados em detrimento do seu crime e de nenhuma outra forma. As famílias das pessoas que tiveram seus entes queridos assassinados, não recebem atendimento de nenhum representante dos direitos humanos, psicólogos, assistentes sociais etc…
O que nos perguntamos é: Porque a assistência dos direitos humanos resguarda somente os que cometeram crimes e não as suas vítimas?
Um homem estupra e mata uma criança com requintes de crueldade, vale ressaltar que sem chances de defesa a pena agrava perante a lei, porém ele sendo condenada a 200 anos de prisão, sabemos que no Brasil não há respaldo jurídico para tal pena, poís, o limite aqui são 30 anos e sendo reduzido com bons comportamento e com trabalho, esse homem deve ficar pelo menos 15 anos preso suponho.
Ele deve ser recebido na sociedade? Ele deve ser tratado com psicopata? Ele deve passar por exames psiquiátricos?
A sociedade está mesmo casada dessa injustiça no Brasil, OS DIREITOS HUMANOS não são para todos ainda, somente quem está a margem da sociedade.