A estruturação de um novo campo de saber

14 votos

Boa Noite ! Sou acadêmica do quarto semestre de Psicologia da FISMA ,este post tem por objetivo atender a avaliação da disciplina de Introdução à Psicologia da Saúde.
Em uma das nossas aulas foi debatido o assunto da Psicologia da Saúde : A estruturação de um novo campo de saber.
Os aspectos psicológicos da saúde/doença vem sendo discutidos, há muito tempo ,marcando presença na àrea de saúde mental ,mudanças recentes na forma de inserção dos psicólogos na sáude e a abertura de novos campos de atuação ,vem introduzindo trasnformações qualitativas na pratica que requerem ,por sua vez ,novas perspectivas teóricas. E isto ,pois , que nos permite afirmar que nós estamos defrontando com a emergência de um novo campo de saber .
Entretanto existem três problemas para constituição de um novo campo de saber – a psicologia da saúde – que são : Primeiro modelo psicodinâmico no ensino da psicologia no nível da graduação ,  organização dos serviços de saúde ,é totalmente ignorada nos cursos básicos . Segundo predominância dos enfoques e que o indivduo é tratado como ser abstrato desvinculado de seu contexto social . Terceiro a supremacia do modelo médico , a ausência de padrão verdadeiramente psicológico para o estudo de processo saúde /doença.
No meu ponto de vista enquanto acadêmica acho que devemos despertar para o interesse do processo saúde/doença para tornarmos profissionais mais compatíveis com a situação da saúde vigente do nosso País .

 

Fonte Bibliográfica : Livro Psicologia Social e Saúde ,Práticas ,Saberes e Sentidos 

Mary Jane P.Spink (pg 29 á 39)