A ATUAÇÃO DO PSICOLOGO E A SAÚDE DO TRABALHADOR

11 votos

Boa Noite! Sou acadêmica do 4º semestre do Curso de Psicologia da FISMA, e este post tem por finalidade atender as exigências da Disciplina de Introdução à Psicologia da Saúde.

Conforme foi debatido na aula de Introdução à Psicologia da Saúde, o professor propôs uma pesquisa para cada um, na qual coloca-se um post na rede humaniza sus e que houvesse uma discussão depois em sala com outros colegas e ate mesmo com outras pessoas por aqui .Com base do que foi falado em aula e nos artigos proposto, este post falara sobre a saúde do Trabalhador.
Convém começarmos pela a constituição de 1988 onde destaca no artigo 200 sobre o sistema único da saúde que além de outras atribuições a” … II – executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador.”

A Saúde do trabalhador configura um campo de saber e praticas que demandam da Psicologia uma atuação sobre o trabalho e sobre as estruturas  e processos que organizam, a partir  do Locus dos serviços públicos de saúde. A Lei Federal 8.080, de 19/12/90 – SUS ressalta que a saúde do trabalhador  é conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos  advindos das condições de trabalho.

Segundo Noriega a  Saúde do Trabalhador adota uma visão da relação entre o trabalho e o processo de saúde-doença que supera aquela do ambiente e seus agentes. Nela, o biológico e o psíquico interagem, constituindo um nexo psicofísico indissociável, cujo desequilíbrio, mediado pelas relações sociais, pode expressar-se numa ampla e variada gama de transtornos, classificados como doenças, mal-estares difusos, sofrimentos e danos, que se somam às doenças ocupacionais clássicas, aos acidentes do trabalho e às doenças relacionadas ao trabalho (BREILH, 1994; LAURELL; NORIEGA, 1989).

A atuação do psicólogo no contexto da saúde do trabalhador revisa abordagens medicas e o conceito tradicional de doenças no sentido biológico e psicológico na qual formará a subjetividade do sujeito. São considerados alguns tópicos a ser discutido, como por exemplo,  a divisão do trabalho, pressões por horas extras, sobrecarga de trabalho, pressão por turnos, prazos, resultados, etc. A atuação deste profissional é orientadora não por um modelo, pois há dificuldades por ser uma  realidades especificas delimitadas por particularidades e possibilidades de ação diante da cultura local.

Concluindo este post  tendo em vista estas informações é necessário que tenha uma investigação d vigilância para que os nossos trabalhadores tenha uma qualidade de vida melhor e menos doenças causadas por abusos de atividades .Contudo os psicólogos e os demais profissionais nos ambientes de trabalho, possui uma grande importância para que este problema seja identificado e solucionado da saúde e outros que encontramos no trabalho, fazendo com que o trabalhador tenha um vida mais saudável possível.

Fontes:

https://www.crprj.org.br/publicacoes/cartilhas/referencias-crepop-saude-trabalhador.pdf

https://www.scielo.br/pdf/epsic/v11n3/05.pdf

lei n° 8080, de setembro de 1990.