Saúde do Trabalhador e a contribuição da Psicologia

14 votos

 

Sou acadêmica do 4º semestre do curso de psicologia da FISMA, e a presente postagem foi proposta como forma de avaliação da Disciplina de Introdução à Psicologia da Saúde, ministrada pelo Professor Douglas Casarotto.

O tema da última aula, sobre a Saúde do Trabalhador, me motivou a pensar no assunto, por isso resolvi pesquisar um pouco e apresentar para vocês este tema.

O trabalho é uma das atividades que mais interferem nas condições e qualidade de vida do homem.

Por isso o trabalhador busca por um amabiente de trabalho saudável.

O SUS vêm assumindo as questões relacionadas à saúde do trabalhador por meio das secretarias de saúde, que são responsáveis tanto pela prevenção, quanto pelo atendimento aos trabalhadores com danos decorrentes da ação produtiva.

Os danos da saúde podem ser gerados por agentes físicos, químicos ou biológicos, bem como locais inaquedados, atividades repetitivas, problemas de planejamento, etc…

Os problemas mais comuns são asma ocupacional, dermatoses ocupacionais, LER/ DORT, perda auditiva, pneumoconioses, intoxicação por metais pesados e distúrbios psíquicos.

A maior parte dos danos à saúde do trabalhador pode ser evitada com medidas preventivas.

Cabendo aos governantes atender o que diz a Constituição Federal de 1988, artigo 200.

" Ao Sistema Único de Saúde (SUS), compete: II – Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador".

Através de incentivos financeiros aos Municííos e Estados foram criados os Centros de Referências em Saúde do Trabalhador(CEREST).

CEREST são locais em que o trabalhador pode encontrar apoio para o diagnóstico e comprovação de doenças, acidentes e problemas de saúde decorrentes da atividade produtiva.

A título de curiosidade o CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador em Santa Maria- RS, localizá-se na rua Santiago do Chile, 345- Santa Maria – RS e abrange as regiões que compõe a Quarta Região Sanitária.

 

Papel da Psicologia na Saúde do Trabalhador

Pode-se dizer que, no âmbito SUS, o campo da saúde mental e trabalho encontra nos psicólogos importante base técnica de sustentação. A psicologia tem oferecido contribuição para a compreensão da subjetividade do trabalhador, sobretudo nas vivências de sofrimento no trabalho e nas patologias dele decorrentes.

Portanto cabe a psicologia contribuir com um olhar para cada sujeito. Considerando-o sujeito de um coletivo para compreender suas práticas de trabalho.

Acredito e aposto em uma crescente preocupação que se deve ter com a saúde do trabalhador, pois sendo assim teremos sujeitos mais saudáveis no mercado de trabalho e na sociedade.

 

 

Fontes: https://www.santamaria.rs.gov.br/saude/281-centro-de-referencia-em-saude-do-trabalhador-regiao-centro-santa-maria-rs-cerest

https://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=119&Itemid=145

www.pol.org.br https://crepop.pol.org.br