Psicologia como campo de saber, Saúde como conceito de Profissão.

12 votos

 Boa tarde!

Sou Acadêmica do quarto semestre do curso de Psicologia, da Faculdade Integrada de Santa Maria, Me chamo Maria Maristela de oliveira Jordani e venho por meio deste post, proposto pela disciplina de Psicologia da Saúde, onde deveríamos contribuir para com rede humaniza SUS, englobar conhecimento e  engrandecer a possibilidade de dialogo  entre leitores da rede.

Este texto traz uma referencia entre o saber psicológico especificamente voltado ás questões de saúde e doença e a pratica psicologia, nesta área que será objetivo da reflexão deste post. Entre outras daremos ênfase a saúde hospitalar que muitas criticas nela voltadas. Segundo o texto a psicologia mesmo sendo um conceito de saúde segundo a OMS, acaba por chegar tarde a esta área da saúde e a psicologia hospitalar mais tarde ainda em contar, que a hospitalar sofre dura criticas de autores a respeito de que seria um local de trabalho e não uma área de atuação. Primeiro, Yamamoto e Cunha (1998) argumentam que o hospital é um local, e não um campo de atuação, o que torna pouco defensável sua classificação como área de atuação. No segundo, Yamamoto, Trindade e Oliveira descartam a denominação Psicologia hospitalares por duas razões: a primeira, a inadequação do uso de um local de trabalho para designar uma área de atuação, e a segunda é que a identificação por local. Tende a pulverizar e a fragmentar o campo profissional da Psicologia, tornando muito difícil a construção de uma identidade de profissional de saúde para o psicólogo que atua no contexto hospitalar.
Os dois textos trazem como referencia a saúde /doença e a profissão e qualificação do psicólogo, referencia esta que cabe às universidades e aos profissionais definirem quanto seu conhecimento se torna acessível para englobar estas áreas do saber.
Historicamente, a psicologia ganhou muita ênfase em sua atuação, no mercado de trabalho, com estas conquistas acabam expandindo seu sanar onde saíram das clinicas e adentrando as comunidades e a saúde básica. Anteriormente não se falavam em psicologia da saúde, e nem em saúde hospitalar, devido às demandas estes campos começaram a ganhar força na psicologia.
Nos como profissional da área da saúde e futuros psicólogos devemos usar nosso saber para quebra paradigmas na profissão e tentar definir como o individuo acaba sendo colocados entre os dois lados.Sendo importante  o comprometimento com o individuo acima de qualquer conceito de saber ou profissão.
Referencias: Psicologia da Saúde Crítica no Contexto Hospitalar Autor Denis Barros de Carvalho UFP (2013),.Psicologia em dialogo com o SUS Mary Jane Spink.(2003)