1 º Encontro de Ex-Voluntário do CVV
CVV promove encontro de ex-voluntários em duas cidades brasileiras
A capital paulista e Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul, sediarão primeira edição da iniciativa em 17 de maio
O CVV é uma das ONGs mais antigas em atividade no país, com 52 anos de atuação na prevenção do suicídio e apoio emocional. Além de sua idade, a instituição possui números de chamar a atenção, como 1 milhão de atendimentos ao ano e 2.000 voluntários em atuação.
Um número pouco conhecido é o de ex-voluntários, pessoas que atuaram em plantões semanais para conversar com pessoas que buscam ajuda e, por motivos pessoais, de mudança de cidade ou trabalho, deixaram o CVV. Não existem número concretos, mas estima-se que mais de 25.000 pessoas em todo o país sejam ex-voluntários do CVV.
Para reunir parte dessas pessoas, o CVV promoverá em São Paulo e Novo Hamburgo/RS, o 1º Encontro de Ex-Voluntários do CVV no dia 17 de maio. A reaproximação tem a finalidade de apresentar a evolução da instituição nos últimos anos, como a implantação do atendimento via chat e skype, a realização anual do Simpósio Internacional de Prevenção do Suicídio, e a criação do Programa CVV Comunidade. A expectativa é que parte desses ex-voluntários assumam atividades voluntárias pontuais, utilizando suas experiências profissionais em benefício da causa ou em situações eventuais, como apoio a simpósios, feiras e cursos.
O Encontro terá um tom informal, de verdadeiro reencontro de amigos, para reforçar, reativar ou criar vínculos entre essas pessoas que possuem um ideal em comum, a valorização da vida.
Serviço
1º Encontro de Ex-Voluntários do CVV – São Paulo
1º Encontro de Ex-Voluntários do CVV – Novo Hamburgo
Local : Auditório da ACM
Local : em definição
Endereço : R. Nestor Pestana, 147 – Centro
Data : 17/05/14 (sábado)
Data : 17/05/14 (sábado)
Horário : das 14h às 18h
Horário : das 14h às 18h
Informações : 11 9 7213-4250 (com Marcelo) /
11 9 8318-9663 (com Tino Perez)
Informações : 51 3065-4111
Informações sobre o suicídio no Brasil
· No Brasil, 25 pessoas morrem vítimas de suicídio por dia e ao menos
outras 50 tentam tirar a própria vida.
· É considerado problema de saúde pública pelo Ministério da Saúde.
· No mundo, uma pessoa se mata a cada 40 segundos.
· Segundo pesquisa da Unicamp, 17% dos brasileiros pensaram seriamente em
cometer suicídio no decorrer de suas vidas.
· De todos os casos, mais de 90% poderiam ser evitados.
· Quem tenta suicídio pede ajuda.
Apesar da seriedade do assunto, o suicídio ainda é um tabu na sociedade brasileira o que dificulta a sua prevenção. O CVV acredita que uma forma importante de se evitar novos casos é conversar sobre o assunto para derrubar mitos e quebrar tabus.
Sobre o CVV
O CVV – Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 68 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.
É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições congêneres de todo o mundo e foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como a melhor iniciativa não governamental de prevenção ao suicídio no Brasil.
Contatos com a imprensa sobre temas nacionais do CVV
LVBA Comunicação Corporativa e Relações Públicas
André Lorenzetti
11 3039-0660 / 3039-0659
Por TINO PEREZ
Esperamos reunir ex – voluntários do CVV, pois neste 52 anos o CVV Formou mais de 25.000 voluntários.