Encontro marca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho

13 votos

 

 

frase.jpg

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou o dia 28 de Abril como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Este dia foi escolhido devido nesta data, no ano de 1969, ter ocorrido uma explosão de uma mina nos Estados Unidos onde 78 trabalhadores morreram sem as mínimas condições de trabalho e segurança.

Para marcar esta data, a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) do ERS de Rondonópolis, em parceria com a SMS de Rondonópolis, realizou um encontro para discutir a situação atual dos trabalhadores e trabalhadoras  da saúde do referido município.

cam02264.jpg

 

cristina.jpg

Participaram deste encontro Enfermeiros das USF cadastradas como Unidades Sentinelas, Terapeuta Ocupacional do Hospital Paulo de Tarso, Agentes da Vigilância Ambiental e Médicos cubanos do Programa Mais Médicos. 

cam02268.jpg

Foram convidadas a realizar palestra, profissionais do INSS que discorreram sobre o Programa de Reabilitação Profissional e apresentação de dados estatísticos do Anuário 2012 de Acidentes de Trabalho, onde mostrou-se um panorama do cenário Nacional, Estadual (MT) e Região Sul Matogrossense.

cam02283.jpg

A equipe da VISAT apresentou o Registro de Atendimento ao Acidentado do Trabalho (RAAT) do município de Rondonópolis de Julho a Dezembro de 2013. 

Ao final, realizou-se uma roda de conversa para troca de experiências e  trabalho em grupo com a elaboração de propostas para implementar ações de Saúde do Trabalhador nas Unidades Sentinelas. 

cam02289.jpg

cam02284.jpg

cam02285.jpg

cam02286.jpg