No dia 25 de abril, estudantes de medicina de todo o Brasil levantaram as mãos pela malária
Em 25 de abril de 2007, foi lançado o Dia Mundial da Malária com o intuito de chamar a atenção sobre a doença, construir compromissos e mobilizar as ações para alcançar as metas de redução da malária ao nível comunitário, dos países e da região.
A malária é uma doença causada pelo parasita Plasmodium, que é transmitida pela picada de um mosquito infectado. Somente o mosquito anopheles transmite a malária.
A doença pode causar como sintomas febre, vômitos e/ou dor de cabeça. A forma mais comum de manifestação no corpo são "febre, sudorese e calafrios" que surgem de 10 a 15 dias após a pessoa ser contaminada pelo mosquito.
"Silenciosamente a malária atinge meio bilhão de pessoas no planeta todos os anos e leva ao óbito centenas de milhares delas, silenciando principalmente crianças. Suas principais causas são o retardo de diagnóstico e de tratamento, a desinformação sobre a doença e o nosso silêncio! Para contrair a doença basta ser picado por um mosquito Anopheles infectado e para um mosquito se infectar basta picar alguém doente. Sem doentes não temos mosquitos infectados nem transmissão de malária."W.Barroso" (sanitarista, especialista em epidemiologia e controle de endemias-Fiocruz/RJ-Brasil)
“Investir no futuro. Derrotar a malária” é o lema do Dia Mundial da Malária em 2014. O objetivo é pontuar a necessidade do investimentos de forma contínua e da importância de um compromisso político duradouro para a prevenção e o controle da malária.
"No dia 25 de abril de 2014, estudantes de medicina de todo o Brasil filiados à International Federation of Medical Students' Associations levantaram as suas mãos pela malária e demonstraram que juntos podemos fazer mais pela saúde pública mundial".
Confiram o vídeo!
Por Emilia Alves de Sousa
Quem já teve a doença, e ou conhece alguém que teve, sabe o quanto ela é maléfica. Tenho um irmão que foi vítima da malária, sofreu muito, e quase foi à óbito.
"É melhor prevenir do que remediar"
Estão de parabéns os estudantes de medicina pela iniciativa"