PNH-Co-gestão, Gestão participativa e GTH- atividade dispersão módulo IV

0 votos

CURSO DE APOIADORES DA PNH EM ALAGOAS
ALUNA: GLÁUCIA RAMOS
TUTORA: LUZIA MALTA
ATIVIDADE DE DISPERSÃO MÓDULO IV: LEITURA DAS CARTIHAS DO HUMANIZA-SUS- CO-GESTAÕ, GESTÃO PARTICICIPATIVA E GTH ( GRUPO DE TRABALHO EM HUMANIZAÇÃO)

 

    A PNH propõe um modelo de co-gestão centrado no trabalho em equipe, construção de coletivos e de uma equipe que compartilhe e analise as decisões e assim façam avaliações construtivas.
   Mas o que a co-gestão quer mesmo é motivar e estimular os profissionais a refletir e criar soluções para melhorar a auto estima dentro de seu ambiente de trabalho. E o que mais procura fazer é a interação com troca de sabres, poderes e afetos entre profissionais, usuários e gestores.
   Por trabalhar em uma unidade que atende urgência, a interação com o usuário é dificultada pois não há a participação deles nas Rodas de conversa e , eu , particularmente não vi até hoje um convite para nos mesmos participarem. Talvez poderíamos entrar em contato com o líder da comunidade e através dele podermos escutar os anseios da comunidade. 
    As coordenações e o gestor mensalmente se reúnem para avaliar o que está ocorrendo em cada setor da unidade. E cada setor procura reunir a equipe de trabalho para a escuta , relatarem os seus conflitos e assim traçarem um plano para amenizar as situações conflitantes.
   Infelizmente não temos ainda a equipe de GTH, apesar de ter um projeto praticamente pronto mas que ainda não foi levado adiante. 

  Na urgência procuramos acolher a demanda por meios de critérios de avaliação de risco, garantindo aos casos mais urgentes a preferência no atendimento. Todos são atendidos mas os casos com menos urgência aguardam até 4 horas para serem atendidos. Melhor seria se as unidades básicas atendessem todos os casos ambulatoriais e assim diminuíam as filas nas unidades de urgência.
    
Muita ainda terá que ser feito para realmente a PNH acontecer de verdade na unidade Como:
Ampliar o diálogo entre os profissionais e gestores
Implantar, estimular e fortalecer Grupos de Trabalho de Humanização
Estimular práticas resolutivas
Reforçar o conceito de clínica ampliada
Adequar os serviços ao ambiente, respeitando a privacidade e promovendo uma ambiência acolhedora e confortável
Promover ações de incentivo e valorização da jornada integral ao SUS, do trabalho em equipe e da participação em processos de educação permanente que qualifiquem a ação e a inserção dos trabalhadores na rede SUS.

Concluindo a reflexão sobre os textos das cartilhas: muito ainda tem que ser mudado, construído e humanizado dentro da unidade a qual faço parte há 25 anos.