TÁ PINTANDO LOUCURA NA PRAÇA!

24 votos

TÁ PINTANDO LOUCURA NA PRAÇA!

Maceió, 18 de maio de 2014.

   O Movimento Nacional de Luta Antimanicomial surgiu em 18 de maio de 1987, em Bauru/SP, durante um Congresso de Trabalhadores de Saúde Mental. Desde então, a data tem sido marcada com um calendário nacional de mobilização, com discussões sobre a política de Saúde Mental no país e na defesa dos direitos das pessoas em sofrimento mental.
   Há treze anos a população brasileira conquistou a Lei da Reforma Psiquiátrica (Lei 10.216/2001) e desde o seu surgimento, os trabalhadores, usuários e familiares almejam por sua efetivação que propõe o fechamento de todos os leitos psiquiátricos e, com eles, todas as práticas segregativas e violentas, propostas pelos manicômios ao longo de centenas de anos.
Em Alagoas, historicamente, este dia tem sido pauta de discussões entre professores e estudantes dos diversos cursos da saúde, além de ações dos conselhos regionais das profissões como o serviço social e a psicologia, e de algumas iniciativas dos trabalhadores das secretarias de saúde municipais e estadual.
   Este ano, os movimentos sociais do campo da saúde mental, juntamente com as escolas formadoras, trabalhadores e usuários estão propondo uma ação integrada que buscará dar visibilidade às necessidades e desafios para a condução de uma política antimanicomial no Estado.
O objetivo do encontro é agregar os diversos pontos da rede de saúde mental para dialogar sobre questões urgentes no que se refere à prática do cuidado para o sujeito em sofrimento psíquico.
   Sabemos que a nossa política de saúde mental é ainda bastante frágil na oferta de serviços de base comunitária que possibilitem uma integração do sujeito e seus diversos modos de ser, de viver e circular na cidade. Por isso escolhemos a praça como espaço privilegiado para estas interlocuções, provocando a construção de outros olhares para a loucura e as experiências de sofrimento.
   Com a implementação dos serviços substitutivos, como o CAPS, visualizamos o rompimento de uma lógica de aprisionamento, no entanto o movimento se estagnou, deste modo, o 18 de Maio é um convite a pensar a oferta de outras possibilidades de cuidado e de marcar o espaço da vida na cidade.
   A atividade será na Praça Centenário (bairro Farol, Maceió, Alagoas), no próximo dia 18 de maio, a partir das 09h!
   Esperamos vocês! Tragam sua esteira, venha fazer um pic-nic e vamos nos encontrar para conversar sobre a rede de serviços substitutivos antimanicomiais em Alagoas e a garantia dos direitos dos usuários!

   A ação será realizada em parceria com o projeto “Lazer na Praça” promovido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e conta com uma rede de apoiadores:

  •  Práticas Integradas de Pesquisa em Atenção à Saúde – PIPAS
  •  Curso de Psicologia do CESMAC
  •  Movimento Popular de Saúde – MOPS
  •  Projeto Caminhos do Cuidado
  •  Laboratório Alagoano de Teatro do Oprimido – LATO
  •  Secretaria Municipal de Saúde
  •  Secretaria Estadual de Saúde
  •  Grupo de Pesquisa Psicologia e Saúde – UFAL
  •  Centro de Atenção Psicossocial Casa Verde
  •  Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
  •  E você: Venha OCUPAR a praça!

pintandoloucuraprogramacao_0.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando: domingo, 18 de Maio
Hora: 09h às 12h
Local: Praça Centenário, Bairro Farol, Maceió, AL

 

Confira alguns momentos da divulgação feita na mídia:

Canal TNH1:  https://www.youtube.com/watch?v=5qHANNVfEys

Rádio CBN:  https://youtu.be/IdXJh8MGwzI