Saude Mental no SUS: CAPS

18 votos

Olá, sou acadêmica do 4° semestre de Psicologia da faculdade FISMA , estou apresentando meu post para fim da avaliação da matéria: Introdução a Psicologia da Saude Prof. Douglas Casarotto.

Os CAPS são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico. Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saude aberto e comunitário do Sistema Único de Saude (SUS),é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

Todo o trabalho desenvolvido no CAPS é realizado em um ¨meio terapêutico¨ isto é, tanto as sessões individuais ou grupais como a convivência no serviço têm finalidade terapêutica, isso é obtido através da construção permanente de um ambiente facilitador, estruturado e acolhedor, abrangendo várias modalidades de tratamento.

Para que os CAPS venham a ser realmente ¨novos serviços¨, rompendo com a estrutura teórica e prática do modelo hospitalar hegemônico, faz-se necessário que o atendimento ali ofertado esteja comprometido com a necessárias rupturas de ordem ética, política e epistemológica em relação ao Status quo representado pela atenção tradicionalmente prestada pela rede pública e conveniada de saude mental, sobretudo nos ambulatórios e hospitais psiquiátricos.

Acredito que esse serviço prestado ao SUS, é de grande importância, tanto para o paciente quando para o familiar que necessita de amparo para o tratamento dos doentes mentais, onde só encontravam nos hospitais psiquiátricos, sem estruturas e em situações precárias.

 Referencias:

MINISTÉRIO DA SAUDE. Saude Mental no SUS: Os centros de atenção psicossocial, Brasília, 2004.

CAMPOS, Rosana Teresa Onocko, FURTADO, Juarez Pereira. Entre a saude coletiva e a saude mental: um instrumental metodológico para avaliação da rede de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Sistema Único de Saude. Disponível em https://www.scielo.org/php/index.php