Relato das Cartilhas Cogestão e GTH

0 votos

                  "A gestão participativa reconhece que não há combinação ideal prefixada". A gestão é algo de horizontes ampliados onde não tem limites de especialidades. É nesse tipo de gestão que se busca a participação de todos. Para que esse engajamento resulte num produto de ampla qualidade.

                   A Política Nacional de Humanização utilizando das ferramentas do SUS provoca inovações nas práticas gerenciais de saúde, com participação das três esferas: governo, usuário e trabalhadores.Essa construção do grupo de  trabalho possibilita uma aproximação das pessoas ,  proporcionando o encontro   das  diversidades  e  que  as  faz  articular  e  possibilitar  a implementação  das propostas coletiva. Pois com as diferentes opiniões  e vivência do problema, o grupo percebe o que é melhor para sociedade.

              "O Sistema Único de Saúde (SUS)tem como um de seus princípios definidos na Constituição Federal a participação social , na perspectiva de democratizar a gestão da saúde". Então percebemos que a participação social vem da criação do SUS. Com a PNH podemos melhorar a gestão em saúde utilizando os princípios e diretrizes do próprio SUS, com a participação de todos.

              Precisamos reinventar a gestão mas para isso temos que possibilitar o encontro das diferenças. Com a organização de GTH (Grupo de Trabalho de Humanização), onde este coletivo utilizará d forma participativa e democrática o resgate dos valores da universalidade, integralidade e aumentando a equidade na assistência e democratização da gestão, beneficiando a sociedade enfatizando a participação das três esferas.