Ministério da Saúde apoia a construção de Centros de Parto Normal
Arquivos para obras e detalhes da construção já estão disponíveis online na Rede HumanizaSUS
Dar à luz de forma natural é uma das experiências mais intensas da vida de uma mulher.
A vivência desse momento – o pré-parto, o parto e após o nascimento – podem ter efeitos marcantes sobre a vida da mãe e do bebê. Uma assistência humanizada ao parto e ao nascimento se baseia no respeito, na dignidade e na autonomia das mulheres e das crianças.
O Centro de Parto Normal (CPN) é uma unidade desenvolvida para o atendimento humanizado e de qualidade , exclusiva ao parto de risco habitual.
A humanização implica compromisso com a ambiência e entende o espaço físico como ambiente social, profissional e de relações interpessoais que proporcione atenção acolhedora, humana e resolutiva com a melhoria das condições de trabalho e atendimento.
O Ministério da Saúde, por meio da Rede Cegonha, disponibiliza agora, em CD e aqui na Rede HumanizaSUS, o Projeto Executivo de Referência de um Centro de Parto Normal Peri-hospitalar com cinco Quartos PPPs (pré-parto, parto e puerpério).
A Coordenação-Geral da Saúde das Mulheres – Departamento de Ações Programáticas Estratégicas do Ministério da Saúde, visa apoiar os estados e os municípios na construção de CPNs em conformidade com a legislação da Anvisa, criando um ambiente humanizado e acolhedor.O Projeto executivo contém:
– Projeto arquitetônico
– Detalhes arquitetônicos
– Projeto elétrico
–Projeto hidrossanitário
– Memorial descritivo
– Projeto estrutural
– Imagens de maquete eletrônica
– ART (Anotação de Responsabilidade Técnica dos projetos)
– Planilha orçamentária
Apoio da Política Nacional de Humanização
“Os Centros de Parto Normal são pouco conhecidos. Há só uma única norma, a RDC 36, que fala dos ambientes necessários, mas não falava dos arranjos. Então, pensamos no arranjo desses ambientes que favoreçam a humanização, a presença do acompanhante, entre outros. Ele ajuda os arquitetos e engenheiros da saúde que não conhecem a dinâmica dos Centros de Parto Normal”, afirmou a coordenadora da Frente de Ambiência da PNH Mirella Pessati. Ela e a arquiteta da PNH Ana Paula Costa participaram da elaboração e discussão do estudo preliminar que gerou esse projeto.
Ela porém alerta que não é um projeto padrão obrigatório. “Ele não tem o objetivo de enrijecer o processo de construção coletiva dos ambientes do SUS, ao contrário, vai contribuir muito, pois há muitas dúvidas na área e facilitar a execução de mudanças para o parto humanizado, pois com esses documentos e um técnico responsável, os gestores podem já licitar a obra.
As arquitetas Marlysse Rocha e Dianne Soares e a engenheira Mariana Santana, ambas da Área técnica da Saúde da Mulher, produziram a maquete eletrônica e o projeto executivo foi acompanhado pela PNH é de responsabilidade do engenheiro Alexandre Gaino. “Os municípios que não tem arquitetos não ficarão à margem. A proposta possibilita que gestores que não tenham profissionais específicos da área podem agilizar a implementação de mudanças para o parto humanizado,” afirmou Rocha.
Fica a cargo da gestão local, o desenvolvimento dos projetos de SPDA, Instalação de Gases Medicinais, e Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, que deverá ser submetido ao Corpo de Bombeiros local.
Para adaptar o projeto às especificidades regionais, o Ministério da Saúde poderá disponibilizar os arquivos em AUTOCAD, ficando a responsabilidade técnica a cargo do técnico local. As solicitações podem ser feitas por meio dos seguintes contatos: (61) 3315-9106 e (61) 3315-6219 – Coordenação-Geral de Saúde das Mulheres – Setor de Investimentos I <[email protected]>
Clique abaixo para acessar o Memorial Descritivo do Centro de Parto Normal . Todos os documentos que compõem o CD do Projeto Executivo de Referência para os Centros de Parto Normal estão disponíveis na Rede HumanizaSUS, neste link.
Repasse estas informações aos arquitetos, engenheiros e gestores do SUS!
Por Sabrina Ferigato
Muuuito bom! esse mês a rede Cegonha está dando passos largos para o avanço das políticas materno-infantis!!!
Os projetos arquitetõnicos foram construídos em parceria com a frente de ambiência da PNH?? Tem as mãos da Mirela nessa maravilha??