WEBINÁRIO com Chico Whitaker – “Fóruns: A produção de encontros e a construção de redes”

22 votos

webnario_chico.jpg

Arte: fourmi.com.br

Se queremos propor uma Política Pública de Saúde construída de forma participativa e co-gerida, é quase impossível nos desviarmos do tema da produção de redes e mobilização de Fóruns.

Os Fóruns tem se constituído como alternativa aos modos hegemônicos de construção de políticas e ganhado cada vez mais espaço nas Políticas de Saúde. Mas você sabe o que é um fórum? Como construir um fórum de pessoas que se encontrem em torno de um problema comum? Como os fóruns podem intervir na construção do SUS?

Para debater questões como essa, a Política Nacional de Humanização realizará um Webnário com Chico Whitaker e convidados, que será transmitido gratuitamente pela sala de eventos da Rede HumanizaSUS!

Whitaker vem nos presentear com uma proposta de radicalização dos Fóruns como "espaços abertos de encontro horizontal – sem portanto dirigentes, porta-vozes ou hierarquizações – de movimentos e organizações da sociedade civil que visam, autonomamente em relação a partidos e governos, a superação do neoliberalismo".

Quando?

Dia 24/05, sábado às 16h – 18h

Como participar?

O Webnário será uma roda de conversa transmitida on line.

Para participar, basta acessar a sala de eventos da Rede humanizaSUS no site: redehumanizasus.net ou clicar diretamente no link: https://redehumanizasus.net/13180-sala-de-eventos-rhs

No horário marcado vai acontecer uma roda de conversa e você poderá interagir com os demais humanautas e convidados pelo chat na RHS! 

Mais sobre nosso debatedor:

Chico Whitaker é um arquiteto, político e ativista social brasileiro. Inspirado na Teologia da Libertação é um dos organizadores do Fórum Social Mundial e um dos idealizadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Em 2006, ele recebeu o Prêmio Nobel Alternativo por sua luta a favor da justiça social.

Convidados:

– Ricardo Teixeira – Coordenador da Rede humanizaSUS/ prof da FM/USP

– Stella Maris Chebli – Coordenadora da frente de Mobilização Social da PNH

– Rodrigo Presotto – Participante do Fórum estadual da Luta antimanicomial de São Paulo

– Maria Cristina Silveira Prado Martins (Iyálorixa Cristina d'Osun) – RENAFRO (Rede Nacional de religiões afro-brasileiras e saúde)

Organização: Política Nacional de humanização- Ministério da Saúde (Frente de Mobilização Social, Rede humanizaSUS e Núcleo Técnico)