CAPS II Sul promove Semana de Luta Antimanicomial

14 votos

Com o objetivo de ampliar o processo de mudança cultural, política e de inclusão na sociedade, de pessoas com transtorno mental, desde ontem (14), está sendo realizada em Teresina, a  Semana da Luta Antimanicomial, promovida pelo Centro de Atenção Psicossocial Sul – CAPS II Sul, que se estenderá até amanhã (16).

O evento é uma forma de celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio em todo o país. A data remete ao encontro dos trabalhadores da saúde mental, ocorrido em Bauru, no estado de São Paulo em 1987, um manifesto contra o tratamento desumano e cruel que era dado aos usuários do sistema de saúde mental, e a favor da extinção dos manicômios, que culminou com a Reforma Psiquiátrica no país.

"Em 27 anos de existência, este Movimento ainda encontra-se em processo de construção, o que mostra a necessidade de discussões sobre o tema", explica a coordenadora do CAPS II Sul, Ivana Silva. Ela reforça ainda sobre a necessidade de que os usuários com transtorno mental, seus familiares e os profissionais de saúde lutem por um serviço de saúde digno, e pelo direito de exercerem a sua cidadania e livre participação na sociedade. "Podemos chegar a este ideal por meio de atitudes que se multipliquem e mudem o imaginário social sobre o problema", afirma.

A programação da Semana de Luta Antimanicomial consta de rodas de conversa, caminhada e panfletagem nas avenidas Barão de Gurgueia e Valter Alencar, com o intuito de conscientizar a população sobre o trabalho realizado pelos CAPS. Será finalizada com uma festa integrando os usuários, seus familiares e os profissionais.

Programação:

14/05 (quarta-feira)
14h30 – Roda de conversa: Os desafios das ações realizadas no CAPS II Sul.
Local: CAPS II Sul

15/05 (quinta-feira)
08h – Caminhada e panfletagem
Local: Av. Barão de Gurgueia e Av. Valter Alencar

16/05 (sexta-feira)
14h30 – Festa para os usuários
Local: CAPS II Sul