RELATO DO TEXTO: O que são Direitos Humanos, de Dalmo de Abreu Dallari.

0 votos

Curso de Formação de Apoiadores da PNH
Atividade de dispersão do 4º Módulo
Participante: Thereza Christina Braga Ribeiro
Tutora: Luzia Malta

TEXTO 1
O que são Direitos Humanos
Dalmo de Abreu Dallari

Neste texto o autor procura tornar bem explicito o que são os Direitos Humanos (DH), definindo-os como “os direitos da pessoa humana, que sem eles, a pessoa não existe, não vive e não se desenvolve”, esclarecendo que  pois todos os seres humanos devem ter asseguradas as condições para serem úteis à sociedade.
A partir do momento que todos forem iguais, significa que os valores são iguais e que todos possuem seu igual valor, independente das diferenças existentes. Sendo aí que o autor enaltece a vida e principalmente o direito a ela, com liberdade de inteligência e consciência.  As necessidade são iguais para todas as pessoas que buscam ser atendidas em suas necessidade com dignidade, como por exemplo, o direito à vida, à alimentação, à saúde, à moradia, etc.
E que a justiça deve existir para fazer valer esses direitos até com os que cometem crimes, pois, se erraram, para se consertar devem pagar pelos seus erros, conforme determina a lei.
E é a partir do que lemos e do que pensamos que encerramos este comentário sobre o texto dizendo que: só entenderá o que vem realmente a ser os Direitos Humanos, aquele que entender o real sentido do que é SER HUMANO! Quanto sentimento um ser humano possui e transmite, qual importante é o exercício dos cinco sentidos (audição, visão, tato, olfato e paladar), mas, principalmente, qual SUBLIME e extremamente RICA é a MENTE do SER HUMANO. Por isso, trago um lema de vida, desde que me entendo de gente: “Eu gosto de gostar das pessoas!”.