Trabalhadores da SESAPI e técnicos da Coordenação Nacional de Saúde da Criança/MS discutem a Triagem Neonatal

14 votos

triagem_1.jpg

No dia 29 de maio de 2014, às 8h00,  aconteceu no Hospital Infantil Lucídio Portella, em Teresina, um encontro com a Drª yone Maria Fonseca de Mello, Coordenadora da Coordenação Nacional de Saúde da Criança-CNSC/MS, e  a equipe de referência da Triagem Neonatal do HILP, os profissionais do Laboratório Central de Teresina e os técnicos da Coordenação Estadual do Programa de  Triagem Neonatal do Estado do Piauí, que teve como objetivo sensibilizar e fazer uma escuta sobre o cenário do programa no estado, numa perspectiva de identificar suas necessidades, e buscar estratégias de mudanças, que envolveu a participação de 15 pessoas.

Inicialmente, os participantes se auto apresentaram, e alguns deles fizeram uma análise dos processos de trabalho nos seus respectivos espaços de atuação, identificando problemas e propostas de mudanças.

Alessandra, Psicóloga e Coordenadora da Triagem Neonatal no HILP, informou que o Hospital já está habilitado para atendimento das demandas das 4 fases do Programa Nacional de Triagem Neonatal-PNTN, e que está aguardando uma capacitação para a equipe de referência da fase III (Fibrose Cística). Pontuou as dificuldades em relação a ambiência do hospital, que não dispõe de espaços físicos adequados para o bom funcionamento do programa.

Drª Gildene Alves (Hematologista) informou que o hospital está atendendo as Hemoglobinopatias (Fase II) há um mês, com uma demanda de atendimento de 30 crianças por semana, e que já foram diagnosticadas 2 crianças com Anemia Falciforme. Os demais casos tratam-se de traços falcêmicos.

Carmem Viana, Consultora do MS para a Saúde da Criança no Piauí, teceu algumas considerações sobre o cenário do PTN no Estado.

Na sequência, a Drª Yone fez uma explanação, apresentando um panorama geral do Programa Nacional de Triagem Neonatal no país, enfatizando as fases que compõem, seus objetivos, características, componente de Maternidade e Rede Cegonha, dentre outros enfoques. Acrescentou que não vai existir mais a classificação por fases. Todas as doenças vão ser organizadas de forma integrada, unificando as fases do programa.

Finalizando o encontro, vários encaminhamentos foram apresentados, tendo em vista o funcionamento resolutivo e acolhedor do PTN no estado.
 

triagem_2.jpg