Guia de Solicitação do PALIVIZUMABE

11 votos

Atenção!!! Divulgando…

Super importante o informe realizado pela  Secretaria de Estado da Saúde do Mato Grosso em sua página. Onde compartilho com a rede..

Guia de Solicitação do PALIVIZUMABE

PALIVIZUMABE – Trata-se de um anticorpo monoclonal indicado para a prevenção da infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR) em pacientes pediátricos com alto risco para doença por VSR.

O Ministério da Saúde incorporou o medicamento ao SUS e publicou o Protocolo de uso na Portaria nº522 de 13/05/2013, que define sua utilização em:

    Criança menor de 01 ano, que nasceu prematura com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas, e;

    Criança com até 02 anos de idade com doença pulmonar crônica ou cardiopatia congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada.

As solicitações do insumo devem ser feitas por médicos, preferencialmente pediatras, e encaminhadas às Secretárias Municipais de Saúde ou a Farmácia Cidadã Bandeirantes.

A administração do Palivizumabe deve ser feita apenas no período de sazonalidade do vírus, ou seja, quando o vírus está circulante no ar. As doses devem ser iniciadas, preferencialmente, um mês antes.

Em Mato Grosso, o período de sazonalidade do vírus se estende durante os meses de Março à Junho, desta forma, as crianças que preenchem os requisitos constantes na Portaria, podem receber até 04 doses.

Segue em anexo documentação necessária:

AbraSUS!!
 

Mariana