I REUNIÃO DO GRUPO TÉCNICO DE VIGILÂNCIA DO ÓBITO DO DSEI VILHENA (GTVO)

13 votos

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Vilhena Rondônia realizou, nessa sexta-feira 06/05/2014 em Cacoal (RO), a I Reunião do Grupo Técnico de Vigilância do Óbito do DSEI (GTVO). A Vigilância de óbitos maternos infantis e fetais e com causa mal esclarecida está sendo implementada em todo Brasil com objetivo geral em obter informações qualificadas para a decisão e ação.
  A Coordenadora do Distrito Sanitário Especial Indígena Vilhena Sra. Alda da Silva Uchôa,  considera importante a implantação e atuação do grupo técnico de vigilância do óbito  (GTVO) , pois nele definem-se as medidas que podem resultar na melhoria do registro, e conseqüente fortalecimento do SIM, assim como medidas necessárias à promoção da redução de novos óbitos maternos, de mulheres em idade fértil, infantis e fetais evitáveis, encerrando o preenchimento dos instrumentos de investigação colocando na ficha-síntese os dados conclusivos da investigação do óbito fortalecendo e qualificando a saúde indígena.
  A médica Eloisa Tavares do polo base de Cacoal, fala da importância da formação do GT, de esclarecer e melhorar a qualidade das investigações dos óbitos, diminuição do índice da mortalidade materno infantil.
  Participaram 20 profissionais, entre enfermeiros, nutricionista, farmacêutico, odontólogo, médicos e apoiadora da saúde indígena dos polos base de Cacoal, Vilhena e técnicos do DSEI – Vilhena.  A reunião teve como objetivo integrar o ciclo de atividades e ações relacionadas à saúde da mulher e da criança e vigilância do óbito para redução nas taxas de mortalidade que o DSEI vem realizando.

Segue em anexo fotos..

AbraSUS!!

Mariana Kely Diniz Gomes de Lima
Apoiadora Institucional Distrital SESAI/MS
Distrito Sanitário Especial Indígena -DSEI Vilhena
Departamento de Atenção  Saúde Indígena -DASI
Secretaria Especial de Saúde Indígena -SESAI
Ministério da Saúde – MS