Associação dos Diabéticos se reunem com os gestores da SESAPI para discutirem seus direitos

15 votos

 

diabetes_2.jpg

A Associação dos Diabéticos do Piauí, representada pela presidente Jeane Melo e pela tesoureira Valdete Martins, esteve reunida com gestores da saúde do Estado (SESAPI), do Município (FMS) e com a representante da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo, Dra. Lucia Costa Farias.

Pautas principais:
1)Previsão de inauguração do CAD – Centro de Atenção ao Diabético (anexo que funcionará no Centro Lineu Araújo) e fluxograma de funcionamento. Dra. Lucia Farias e a enfermeira Ana Maria serão as coordenadoras do CAD.
2) Formalização da pactuação que definiu a dispensação de medicamentos pelo Estado a partir de abril de 2014.
3) Regularização da dispensação da insulina Lantus.
4) Definição da responsabilidade da distribuição da agulha para canetas de insulina.

Informações mais importantes do encontro:

1) Inauguração do Centro (CAD) para agosto, segundo o presidente da FMS Dr. Luís Lobão e equipe.
2) O Diretor de Assistência Farmacêutica, Wislan César, por meio de uma nota técnica, deverá dar início a pactuação que definirá as novas funções da SESAPI. O segundo passo deverá ser levá-la para a reunião da bipartite.
3) Também ficou de discutir, junto ao secretário Mirócles Veras, a dispensação das agulhas para canetas de insulina. Até então, não havia um consenso de quem estava com esta responsabilidade.
(Todas essas decisões foram discutidas amplamente com o Dr. Francisco Pádua – Diretor de Assistência Farmacêutica do Estado e com a Dra. Juliana Lima, Coordenadora da Assistência Farmacêutica do Estado.)
4) Wislan também garantiu a regularização da dispensação da Lantus a partir da segunda quinzena de junho, sem data definida. (Compra emergencial está em andamento.)
5) Lancetadores e lancetas deverão ser distribuídos nos postos de saúde do município a partir da próxima semana para os portadores de diabetes tipo 1 inscritos no programa.
6) A Adip ficou de formalizar pedido para a criação de uma cartilha explicativa sobre a dispensação de medicamentos para os diabéticos.