Você doaria órgãos? Um sopro de felicidade, mesmo depois de perder a esperança…

13 votos

Como usuária do SUS e estive relatando a minha experiência de cuidar do meu irmão, que estava com um tumor no pâncreas…. A luta foi compartilhada aqui na Rede HumanizaSUS (se preferirem, podem conferir minhas postagens). Pude contar a maravilha de atendimento humanizado na minha USF Dona Sinhazinha aqui em Aracaju-SE, assim como relatei um pouco da experiência não muito agradável do HUSE- Hospital João Alves, mas reconhecendo a belíssima estrutura deste referido hospital, todo climatizado, é uma verdadeira engrenagem que funciona, faltando apenas alguns ajustes administrativos, especificamente na "Ala Azul" e na "Ala Verde", deixa muito, mas, muito mesmo a desejar o atendimento humanizado,(por sinal estou preparando um relatório e pretendo abordar o  Governador do Estado e o Diretor da Fundação responsável pelo Hospital João Alves).

Pois bem, no dia que meu irmão veio a óbito, estávamos em uma das salas da Assistência Social daquele hospital, esperando o registo de óbito, quando de repente, fomos abordados por dua moças, que se diziam enfermeiras e nos levou, eu e minha irmã, para uma salinha minúscula para uma conversa em particular. Com muita suavidade eles tocaram no assunto sobre DOAÇÃO DE ÓRGÃOS… Perguntaram se a gente doava a córnia do olho do meu irmão… Aquele momento foi tão especial pra mim, era como se uns raios de luz me iluminasse lá do céu, foi um sopro de felicidade, era como se Jesus tivesse colocado a mão na minha cabeça… Eu fui divinamente tocada e meu coração se encheu de alegria…Eu minha irmã aceitamos de pronto, (foi o único órgão aproveitado, devido a doença).

A nossa felicidade de saber que alguém vai enxergar através da córnia do meu irmão, foi a melhor notícia que poderíamos receber após ter perdido a esperança… Ao menos vai ficar um pedacinho dele vivo!

Fomos preencher os papéis na sala da Dra. Rosângela, e ela relatava a dificuldade de compreensão dos familiares em relação a doação de órgãos… Ao me despedir, eu olhei em seus olhos e disse: " Dra. Rosângela, obrigado pela abordagem, estamos felizes em saber que alguém vai enxergar através da córnia do meu irmão. Obrigado por manter algo dele vivo"! Ela me abraçou e choramos juntas…

…Meu irmão adoeceu em abril e se foi no último dia 29 de maio passado…

Hoje, é o jogo do Brasil, e o Pedro combinamos duas coisas: Assistirmos juntos a Copa do Mundo, ele era alegre, divertido muito brincalhão e amava assistir os jogos da Copa. E a segunda coisa seria fazer uma festa de aniversário no próximo dia 09 de julho. Mas, inesperadamente, um tumor no pâncreas ceifou a vida do meu irmãozinho em apenas 02 meses… Inesperadamente…

Peço aos senhores e senhoras que leram esse relato, que: "Se tiver que abraçar, abrace hoje! Se tiver de dizer eu te amo, diga hoje! Se tiver de perdoar, perdoe hoje! Orgulhe-se e agradeça a Deus a presença física da sua mãe, do seu pai dos seus irmãos, valorize sua família, seus amigos como se hoje fosse o último dia… O amor, carinho, o abraço, o acolhimento, faz bem pra qualquer pessoa, doe um sorriso, até para um desconhecido, quem sabe é a única coisa boa que ele tem naquele dia!

Eu graças a Deus tive a oportunidade de beijar, abraçar, brincar, amar o meu irmão… Mas ele se foi… Mas, ele está bem, ao lado de Deus!

Um grande abraço a todos!

Marcia Meirellys – Militante e Usuária apaixonada pelo SUS que dá certo no Brasil- Aracaju-SE

pedro_oooouououou.jpg

dsc06987.jpg

dsc06985.jpg