Piquenique no Parque: essa moda pega!!!
Nosso primeiro encontro, fora das atividades semanais da “Hidroterapia para Gestantes” (estratégia de humanização do pré-natal do município de Rio das Ostras – RJ) ocorreu em 18 de Dezembro de 2013, às 17:00 horas, logo após a Hidroterapia. Como estávamos no verão, tivemos uma chuva daquelas inesperadas, então o que era pra ser um “Piquenique no Parque” passou a ser um lanche na quadra coberta do Parque da Cidade – Rio das Ostras. Além do lanche, nos confraternizamos, realizando um amigo oculto de barrigas e bebês!
Esta modalidade de encontro favorece a criação de laços de amizade e possibilita um novo tipo de vínculo, extra-institucional. Acolhimento e Humanização são palavras chaves que traduzem a proposta dessa atividade.
Em 07 de Abril de 2014, realizamos outro “Piquenique no Parque” como atividade de comemoração da SEMANA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO! Participaram gestantes que realizam a Hidroterapia, Mães que fizeram a atividade e já tiveram os seus bebês e outras mães que participavam do Grupo de Gestantes no Centro de Saúde de Nova Cidade – Unidade de Saúde que temos como referência da Hidroterapia pela proximidade. Entre quitutes, bebês fofos, mamadas, barrigões e trocas de fraldas, um bate-papo animado e interação entre os participantes. Tivemos a presença de “um pai”, que estava de férias e pode acompanhar a esposa no piquenique e o elegemos como “representante dos papais ausentes”! Uma vovó e outras filhas também compareceram a atividade. Esteve presente também, Rosita Amaro Monteiro, Coordenadora do Serviço Social no Hospital Municipal, amiga e grande parceira profissional. O bate-papo abrangeu assuntos, como: parto humanizado, amamentação, humanização do atendimento no hospital, parto domiciliar, entre outros, além de trocas de experiências de parto. Foi uma atividade extremamente gratificante, onde mais uma vez ultrapassamos as barreiras institucionais e levamos as usuárias para uma atividade de integração, lazer, prazer, com a proposta de inserção da família, e da continuidade dos vínculos adquiridos durante o período de realização da “Hidroterapia para Gestantes”. A promoção de saúde, que é proposta com a atividade física especificamente, toma outra proporção, a partir da construção de laços afetivos e laços de amizade, que permanecerão adiante, mesmo após o término da atividade. O objetivo da proposta de comemoração da “Semana Nacional de Humanização” foi alcançado com louvor!
Com isso, o evento “Piquenique” vem tendo grande aceitação pelas usuárias, ao passo que no meu aniversário em abril, as usuárias tiveram a iniciativa de organizar um piquenique para essa comemoração!
Em 31 de Maio de 2014, marcamos mais um encontro, desta vez no sábado, onde tivemos a presença de mais 1 pai, representando os ausentes. Foi mais um momento de interação e harmonia, e com a proposta de as mães realizarem Troca-Troca de roupas e objetos que não usam mais nos seus filhos. Uma mãe muito comprometida e ativista do Parto Domiciliar e das questões que envolvem a maternidade, a Elis Barbosa, tem contribuído muito na organização dos eventos e no compartilhamento de sua experiência com o parto domiciliar, e outras vivências com as demais mães e gestantes. Foi uma tarde maravilhosa, regada a trocas de afeto, experiências, ideias, ideais.
Os encontros tem sido cada vez mais necessários e produtivos, então decidimos realizar um outro não muito distante. Marcamos para dia 09 de junho de 2014, e convidamos outras mães da comunidade, e de um grupo de Mães da região (Articulando Mães dos Lagos), existente na rede social. Este encontro foi o que tivemos mais presença! Houve novamente o Troca-Troca, e os objetivos de estreitamento de laços de amizade, alegria, troca de experiências, convivência, foi mais uma vez atingido.
Decidimos então que o próximo encontro, o próximo Piquenique, com o tema de “Piquenique na Roça” deverá ser o mais breve possível, e mais uma vez, através da Rede Social, temos conseguido uma grande mobilização e participação destas mulheres. Definimos então uma frequência quinzenal para a ocorrência desses encontros. Acredito que um evento, que começou com uma proposta de extensão da atividade já realizada, de continuidade do cuidado, tem um potencial transformador na vida das mulheres participantes, no sentido de perceberem que não estão sozinhas, que existe uma rede de apoio, de cuidado comunitário, de outras mães que passam pelas mesmas dificuldades e alegrias de gerar, criar, educar um filho. Pretendemos que os encontros se mantenham nesta frequência e que cada vez mais atraiam mães para somar, ampliar essa rede de apoio e cuidado, e que possamos abordar os mais diversos assuntos relativos ao parto humanizado e à maternidade, visando também a possibilidade de modificação de um padrão de vida, de aceitação de que todas merecem um cuidado digno, acolhedor e humanizado, em todas as situações de vida e principalmente enquanto geram e estão parindo um filho, e que a violência contra a mulher deve ser combatida de toda forma possível. Nossos piqueniques tem sido uma celebração da vida, da alegria, do amor, da união, do acolhimento e da amizade! E que venham outros!!!
Por Martha Helena Oliveira Noal
Que iniciativa linda!!!
Deu vontade de pegar minha filhotinha e ir pra Rio das Ostras fazer parte desse piquenique…