Trabalho e Redes de Saúde

0 votos

       REDES, em essência, correspondem à articulação entre serviços e sistemas de saúde, e às relações entre atores que aí atuam, mediante movimentos de interdependência entre os diversos pontos da Rede. Procuram romper com a fragmentação dos serviços e trabalhar de forma articulada. Para isso é necessário investir em espaços de integração dos atores envolvidos na gestão e no cuidado.
        A Rede de Atenção à Saúde é fundamental para garantir acesso universal dos cidadãos, aos serviços e ações de saúde de acordo com suas necessidades, também para oferecer atenção integral   assegurando os princípios de universalidade do acesso, equidade e integralidade. Os usuários do SUS “caminham” nestas Redes para buscar a Atenção a sua Saúde, e dependem da eficácia desta articulação para ter suas necessidades atendidas. A Rede só consegue se concretizar se houver atores políticos comprometidos com sua efetividade ( usuários, trabalhadores da saúde, gestores, e toda a sociedade).
        É evidente que promover saúde nos locais de trabalho, depende em parte da criação de espaços para debates coletivos. Como não se indignar diante da degradação e da precariedade das condições de trabalho, dos adoecimentos, muito variáveis a depender das diferentes profissões e locais de trabalho, desse modo, as cartilhas com sua função multiplicadora vem disseminar algumas tecnologias de humanização da atenção e da gestão no campo da saúde.